Assessores dizem que avisaram Trump que alegações de fraude eleitoral eram falsas

Fonte: Wikinotícias
Donald Trump em 2011

14 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-procurador-geral dos EUA William Barr e vários outros assessores políticos da Casa Branca e do então presidente Donald Trump disseram que repetidamente lhe disseram que suas alegações de fraude nas eleições de 2020 eram infundadas e que ele havia perdido a reeleição, mesmo quando Trump repetidamente afirmou que foi enganado de um segundo mandato na Casa Branca.

Barr, em depoimento em vídeo mostrado na segunda-feira pelo painel da Câmara dos Deputados que investigou o tumulto de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA, disse aos legisladores que muitas das alegações de Trump sobre irregularidades nas eleições eram "completamente falsas e tolas".

“Eu disse ao presidente que as alegações de fraude eram besteiras”, disse Barr, lembrando de uma de suas várias reuniões na Casa Branca com Trump antes de renunciar no final de 2020.

“Ele ficou indignado com isso”, lembrou Barr, dizendo que saiu da reunião pensando: "Ele se desvinculou da realidade se realmente acredita" que foi enganado na reeleição.

“Nunca houve uma indicação de interesse em quais eram os fatos reais”, disse Barr sobre Trump.

Até hoje, Trump afirma que ganhou legitimamente a eleição há dois anos e que o democrata Joe Biden se tornou presidente por meio de contagens fraudulentas de votos em vários estados. Recontagem após recontagem nesses estados, no entanto, mostrou que Biden o havia derrotado por pouco, e que quaisquer pequenas irregularidades descobertas não teriam sido suficientes para reverter o resultado.

Pesquisas mostram que muitos dos apoiadores de Trump continuam acreditando em suas falsas alegações de que ele ganhou a eleição.

“Obviamente ele perdeu a eleição”, disse Barr sobre Trump. "Não havia base de evidência suficiente para derrubar a eleição."

O painel investigativo mostrou vários vídeos falsos de autoridades em vários estados importantes desmascarando as alegações de Trump, incluindo alegações que um caminhão cheio de votos de Biden foi entregue aos contadores de votos após a eleição, que milhares de mortos votaram e que uma urna de votos havia subitamente foi puxado de debaixo de uma mesa enquanto os trabalhadores contavam votos no estado sulista da Geórgia.

“Eu disse a ele que muitas informações que ele está recebendo são falsas”, testemunhou Richard Donoghue, ex-vice-procurador-geral interino, em outro videoclipe mostrado pelo comitê.

O ex-gerente de campanha de Trump, Bill Stepien, deveria testemunhar na segunda-feira, mas desistiu depois que sua esposa grávida entrou em trabalho de parto. Em vez disso, o comitê reproduziu clipes de seu depoimento anterior, no qual ele disse aos investigadores que ele e outros haviam alertado Trump na noite da eleição para não declarar vitória, enquanto milhões de cédulas por correio, que pesavam muito para Biden, ainda não haviam sido contadas.

Em vez disso, Trump ouviu seu advogado de longa data, o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, descrito por testemunhas como embriagado na noite da eleição, que o persuadiu a declarar vitória.

Trump, nas primeiras horas de 4 de novembro de 2020, disse a apoiadores na Casa Branca: “Francamente, vencemos esta eleição” e afirmou que a contagem de votos em andamento era "uma fraude para o povo americano".

Em outro vídeo, a investigadora do comitê Amanda Wick alegou que a campanha de Trump usou suas alegações de fraude eleitoral para arrecadar quase US$ 250 milhões para combater o resultado da eleição antes de 6 de janeiro, quando cerca de 2.000 de seus apoiadores invadiram o Capitólio para impedir os legisladores de certificar a vitória de Biden. Mas ela disse que grande parte do dinheiro foi para outras atividades políticas favorecidas por Trump.

Fontes