Artigo sobre chacina em Blumenau leva wikipedistas a debaterem divulgação do nome do criminoso

Fonte: Wikinotícias

Exclusivo

7 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O artigo chacina em Blumenau, sobre o massacre de 4 crianças dias atrás, levou os editores da Wikipédia que trabalham no verbete a debaterem sobre a divulgação do nome do criminoso ou não. Para alguns, como muitos destes criminosos querem fama, o correto é não expor o nome e imagem para que não haja o "troféu". Outros ainda argumentam que este tipo de crime costuma levar a um efeito de contágio, levando outras pessoas a imitarem a ação.

O usuário SkyWalker1996 deu início ao debate, ao remover o nome do criminoso do artigo e criar um tópico na discussão, onde pedia "por favor pessoal, peço que mantenham a remoção do nome do autor do atentado, para não gerar publicidade pra ele", enquanto o usuário PauloMSimoes se mostrou contra a remoção, alegando que "a Wikipédia não é censurada".

A editora Marcia Bia também se mostrou a favor de não divulgar dados do assassino com base na teoria de que para este tipo de criminoso a fama é uma espécie de "troféu" e lembrou que o grupo Globo, CNN, Estadão e outros veículos e imprensa passaram a não divulgar mais com base em estudos que provam esta tese

O próprio artigo traz uma seção chamada Possível "janela de efeito contágio" onde Michele Prado, pesquisadora do Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP (Universidade de São Paulo), explica que a publicação da imagem ou da ação do agressor [deste tipo de criminoso] na imprensa pode incentivar uma "janela de efeito contágio" a novos ataques. Segundo Prado, a literatura indica que essa "janela" dura cerca de 13 ou 14 dias após a repercussão de um ataque acontecer, o que explicaria o espaço de tempo curto de outro ataque que ocorreu na semana anterior em São Paulo, em 27 de março, na Escola Estadual Thomazia Montoro. Neste incidente, duas professoras foram feridas e uma acabou morrendo após um estudante atacá-las com uma faca.

Notícias Relacionadas

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.