Artigo em destaque: 17 de julho de 1987, outro dia mortal no rio Guadalupe
17 de julho de 2025

A tragédia de 04 de julho deste ano no centro-sul do Texas, onde mais de 270 pessoas morreram numa enchente - incluindo 20 meninas engolfadas pelas águas num acampamento de verão - não é a primeira nos arredores do rio Guadalupe. Outra aconteceu quase 40 anos antes, também envolvendo jovens campistas, perto da cidade de Comfort, no Condado de Kendall.
Chovia desde 16 de julho e em 17 de julho de 1987, após o monitor do acampamento Rancho Pot O' Gold ter recebido dois alertas para a possibilidade de inundações repentinas na área, a direção do acampamento tomou a decisão de evacuar as crianças mais cedo e não só no final do dia, quando as atividades da temporada encerrariam, para evitar ficarem presos no rancho. Então, por volta das 7h45 da manhã, uma caravana de cerca de 10 ônibus e uma van deixou o local, encontrando uma pequena inundação do rio do lado de fora do portão. A direção do acampamento decidiu desviar e tentar uma rota alternativa.

Os ônibus da frente da caravana fizeram com sucesso a curva fechada para seguir outro caminho, mas a força da água que subia rapidamente e a fila do comboio fizeram com que o último ônibus parasse e a van que vinha atrás ficasse encalhada. Os dois veículos foram rapidamente inundados pelas águas caudalosas da cheia repentina no rio Guadalupe.
Entre os ocupantes estavam o pastor Richard Koons, sua esposa Lavonda, os acompanhantes Allen e Deborah Coalson e trinta e nove jovens, com idades entre 8 e 17 anos. Koons e Coalson tentaram resgatar as crianças, instruindo-as a formar uma corrente humana para que pudessem chegar em terra firme, mas a forte corrente atingiu o grupo.
Equipes de resgate conseguiram salvar os quatro adultos e 29 crianças usando helicópteros, mas dez adolescentes pereceram, sendo que um dos corpos jamais foi encontrado.
Notícias Relacionadas
Referências
- Enchentes no Texas em 1987, Wikipedia
- 1987 Guadalupe River Flood, Weather Gov
Este texto é uma cópia total ou parcial do portal Weather.gov, que permite a republicação Revise a licença no portal antes de republicar. |


