Argentina relata caso suspeito de varíola

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

24 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Saúde da Argentina informou no domingo que detectou um caso suspeito de varíola em Buenos Aires, em meio ao crescente alarme global sobre o aumento de casos na Europa e em outros lugares da infecção viral mais comum na África Ocidental e central.

Um resumo do surto da Organização Mundial da Saúde (OMS) no sábado relatou 92 casos confirmados e 28 casos suspeitos de varíola, principalmente na Europa, mas também no Canadá, Estados Unidos e Austrália.

Ainda não há casos confirmados na América Latina.

As autoridades de saúde da Argentina disseram que o caso suspeito era um residente da província de Buenos Aires com sintomas consistentes com varíola que havia viajado recentemente para a Espanha. O paciente estava em boas condições e isolado enquanto os testes eram realizados, acrescentou o ministério.

O residente apresentou-se num centro de saúde “com sintomas compatíveis com varicela, pois apresenta pústulas em várias partes do corpo e febre”, refere o comunicado.

Um laboratório argentino analisa as amostras para determinar se é ou não a doença. As autoridades argentinas informaram a formação de um grupo de trabalho para “coordenar as ações clínicas, diagnósticas e epidemiológicas para confirmar ou descartar o caso” e tomar medidas para prevenir sua transmissão.

Fontes