Argentina, Uruguai e Sul do Brasil estão sob alerta de tempo severo; podem ocorrer tornados

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

25 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma tempestade se avizinha! Ou várias, segundo os serviços de meteorologia, que preveem dias de tempo bastante adverso na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul entre hoje e quinta-feira.

Imagem de uma supercélula. tempestade rara, mas perigosa

Segundo a Metsul, hoje uma corrente de jato em baixos níveis vai levar ar quente para esta região, o que provocará instabilidade, que pode causar chuvas e ventos fortes, com potencial de granizo. Pode, inclusive, haver "ventos destrutivos" entre hoje e amanhã, enfatiza o portal, ainda alertando que as condições são favoráveis à formação de supercélulas de tempestades, algumas com rotação e, assim, com possível risco de formação de tornados.

Já na quarta-feira, depois do tempo melhorar um pouco, uma corrente de jato em baixos níveis vai ganhar muita força entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, causando mais chuvas e ventos que podem ser severos em alguns locais.

upercélula

Uma supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem). Por esta razão, essas tempestades às vezes são chamadas de tempestades girantes. Das quatro classificações de tempestade (supercélula, multicélula, unicélula e linha de instabilidade) as supercélulas são geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas, já que causam chuvas muito volumosas, raios e ventanias, sendo que o mais perigoso é quando ocorre a formação de tornados, pois estes causam muitos danos por onde passam.

Tornados em abril

Segundo a Metsul, "abril não é um período ativo para tempestades severas no Sul do Brasil, embora os temporais não deixem de ocorrer". O portal alerta, porém, que "o encontro de massa de ar quente e frio é mais frequente e há uma maior incidência de tornados de alto impacto".

A Metsul fez referência à “Noite dos 100 tornado”, quando em 13 de abril de 1993 centenas de tornados atingiram a Argentina e o Uruguai.


Fontes