Arábia Saudita convida líderes dos Estados do Golfo, Egito e Jordânia para conversações sobre Gaza
20 de fevereiro de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O príncipe herdeiro da Arábia Saudito convidou os líderes dos países árabes do Golfo, Egito e Jordânia para uma reunião em Riade amanhã, informou a agência de notícias estatal saudita SPA hoje.
Os Estados árabes comprometeram-se a trabalhar num plano pós-guerra para a reconstrução da Faixa de Gaza para contrariar a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de reconstruir o enclave como uma estância balnear internacional depois de reinstalar os seus habitantes palestinianos noutros locais.
“Esta reunião árabe será, sem dúvida, a mais importante para o mundo árabe e para a causa palestiniana nas últimas décadas”, disse Umer Karim, especialista em estudos islâmicos da Universidade de Birmingham.
De acordo com fontes diplomáticas e peritos árabes, houve um raro consenso árabe para rejeitar o deslocamento dos palestinianos, mas poderão surgir divergências sobre quem deve governar a Faixa Gaza e sobre o financiamento da sua reconstrução. "Os sauditas e os emiratis não gastarão um centavo se os cataris e os egípcios não derem garantias sobre o [destino do] Hamas" no pós-guerra, acredita Karim.
A Arábia Saudita disse que a reunião não seria oficial e realizada no “quadro das estreitas relações fraternas que reúnem os líderes”, disse a SPA.
Numa visita a Washington no início de fevereiro, o rei Abdullah II da Jordânia também mencionou um plano egípcio que seria discutido na reunião.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na ontem à noite que não viu a proposta [do Egito] que está a ser discutida pelos líderes árabes como uma alternativa ao seu plano para assumir o controle de Gaza quando a guerra entre o Hamas e Israel terminar.
“Não a vi”, disse Trump em resposta a uma pergunta de um repórter no Air Force One. “Quando o vir, direi a vocês”, acrescentou.
“Quanto à ação árabe conjunta e às decisões emitidas a respeito, ela estará na agenda da próxima cúpula árabe de emergência que será realizada na irmã República Árabe do Egito”, acrescentou a SPA, referindo-se aos planos para uma cúpula árabe de emergência em 4 de março para discutir o conflito israelense-palestino.
Trump apelou ao Egito e à Jordânia para acolherem os palestinianos deslocados da Faixa Gaza, uma sugestão que ambos os países rejeitaram.
A Faixa de Gaza foi destruída durante os mais de 15 meses de conflito do grupo terrorista Hamas com Israel. As Nações Unidas estimam que a reconstrução do território custe cerca de 53 mil milhões de dólares.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]Fontes
[editar | editar código-fonte]- Arábia Saudita convida líderes dos Estados do Golfo, Egito e Jordânia para conversações sobre Gaza, VOA Porguguês, 20/02/2025.
![]() | Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |