Após rumores de morte cerebral, Casa Real da Tailândia emite novo comunicado sobre saúde da Princesa Bajrakitiyabha

Fonte: Wikinotícias

8 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Princesa em 2010

O Gabinete da Casa Real da Tailândia emitiu hoje cedo sua terceira declaração (aqui) sobre o estado de saúde da Princesa Bajrakitiyabha, que foi hospitalizada após desmaiar no dia 14 passado (dia 15 no país asiático). Segundo o comunicado, os médicos que a atendem concluíram que a arritmia grave que a levou a ficar inconsciente foi causada por uma infecção por Mycoplasma e que ela continua recebendo medicamentos e suporte de vida para para manter o coração, o pulmão e os rins funcionando. "Sua condição era desconhecida" à época do mal súbito, diz a declaração ainda.

O anúncio vem apenas algumas horas após o jornalista e professor universitário Andrew MacGregor Marshall, que fez diversas denúncias sobre a vida da realeza do país nos últimos anos, principalmente criticando o estilo de vida do Rei Maha Vajiralongkorn, afirmar em seu Twitter que Bha, como é conhecida em seu país, havia tido um aneurisma e desde então estava com morte cerebral e que a Casa Real não estava divulgando a verdade (aqui). Hoje, após o comunicado oficial, ele escreveu em seu Twitter que: "o palácio divulgou uma terceira atualização de saúde da Princesa Bajrakitiyabha, confirmando que ela nunca recuperou a consciência e estranhamente atribui isso à arritmia cardíaca aguda devido à inflamação após infecção por mycoplasma. Não admite que ela teve um aneurisma cerebral". (aqui).

Bha é a filha mais velha do Rei e nasceu como herdeira do trono, apesar de nenhuma mulher ter se tornado monarca do país até hoje. Oficialmente ainda não há um herdeiro indicado, mas suspeita-se que o escolhido seja o filho mais novo do Rei, o Príncipe Dipangkorn Rasmijoti, que Marshall afirma ser autista.

A doença da Princesa, segundo o Yahoo News, "desencadeia uma discussão nacional sobre o futuro da monarquia do país".

Notícias relacionadas

Fontes