Após marcha pelos 43 desaparecidos, encapuzados incendiam porta do Palácio Nacional do México

Fonte: Wikinotícias

9 de novembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na noite de sábado, milhares de pessoas marcharam até a sede do Gabinete do Procurador-Geral da República (PGR) para a Praça da Constituição, em solidariedade com o desaparecimento dos 43 estudantes em Iguala de la Independencia. No entanto, ao chegar ao Plaza, popularmente conhecido como El Zócalo, um grupo de encapuzados atingiu e queimou a porta da frente do histórico Palácio Nacional, sede do executivo federal.

Como resultado da violência, duas pessoas ficaram feridas e prendeu um número desconhecido de pessoas. De acordo com o El Mundo, "é um evento único" depois que os manifestantes caminharam pacificamente pelas ruas da Cidade do México para exigir justiça. Às 20:35 hora local, a marcha partiu em torno do edifício da PGR e passou sem problemas e de forma pacífica até a chegada do Zocalo. Em protestos cerca de 15.000 pessoas participaram.

Durante a manifestação, milhares de pessoas gritavam palavras de ordem como "Era o estado!", "Rock Out!" e "Viver os apanharam vivos que queremos!". No entanto, após a chegada do contingente para o Plaza, um grupo de pessoas começou a derrubar barreiras de metal colocadas para proteger o perímetro do Palácio Nacional, bem como uma repreensão a um grupo de guardas que estavam na entrada principal.

Pouco antes do vandalismo, os ativistas leu um comunicado expressando seu cansaço "a impunidade ea corrupção" que prevalece no México e políticos mexicanos exigiram "que todos vão" no relacionamento. No final do passeio, alguns manifestantes atiraram-se ao chão e permaneceu em silêncio tomada, além dos nomes dos jovens 43 desaparecidos foram lidos.

Afinal, alguns anarquistas começaram a bater na porta, enquanto centenas de manifestantes gritavam para que eles parassem. Eles conseguiram quebrar uma parte dele e, em seguida, jogou gasolina no fogo. Rapidamente, a equipe foi lançado em jatos de água e veio com extintores de incêndio para apagar o fogo.

Granadeiros foram às ruas e conseguiu dispersar muitos dos vândalos. Com base neste, a presidencial passou a guardar os portões do Palácio. Naquela época, foram registrados confrontos entre forças de segurança e os vândalos. Além disso, alguns dos manifestantes também foram atacados. Como resultado, no mínimo, dois jovens ficaram feridos. Além disso, observando a cena uma mulher sofreu um colapso nervoso.

Um número desconhecido de pessoas foram presas. Nas redes sociais a prisão de pessoas que participaram nos ataques foram denunciados à porta. A Conferência observou a prisão de pelo menos três pessoas, uma das quais "explicou que tinham apreendido por tentar ajudar uma pessoa que recebeu uma pedra." Esta manhã amanheceu Palace guardado por forças policiais. Os trabalhadores do edifício, feita a limpeza da porta.

Fontes