António Guterres pede 254 milhões de dólares em ajuda de emergência para Moçambique

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Moçambique necessita urgentemente de 254 milhões de dólares para fazer frente às consequências dos ciclones que abateram sobre o país em 2019, das tempestades deste ano e da pandemia da Covid-19.

O apelo foi feito num vídeo divulgado pelo secretário-geral das Nações Unidas, neste sábado, 13, para assinalar o segundo ano, na segunda-feira, 15, da passagem do ciclone Idai, que provocou a morte de mais de 600 pessoas e afectou cerca de um milhão e 800 mil moçambicanos.

"Dois anos após o ciclone Idai, muitas famílias ainda lutam para reconstruir as suas vidas", lembrou António Guterres.

"São catástrofes atrás de catástrofes. O povo de Moçambique precisa da nossa ajuda urgente para enfrentar a tripla ameaça resultante da violência, das crises climáticas e da pandemia da Covid-19", disse Guterres, que sublinhou ter ficado "profundamente comovido" com o que viu na visita realizada a Moçambique, após a passagem dos ciclones Idai e Kenneth, em 2019.

"Fiquei profundamente comovido com a força e a resiliência de todos aqueles que foram afectados e também inspirado pelo heroísmo das equipas de ajuda de emergência", declarou o secretário-geral, quem lembrou ainda que "o tempo está a esgotar-se no combate às alterações climáticas".

"Há regiões em África que estão a aquecer a um ritmo duas vezes superior face à média global do planeta. Na verdade, o continente africano, sendo dos que tem menores responsabilidades na crise climática, é dos que mais sofre as suas consequências", lembrou o secretário-geral, para quem "é urgente adoptar medidas imediatas destinadas a mitigar o aquecimento global e, ao mesmo tempo, apoiar as nações que estão na linha da frente das alterações climáticas para que vejam reforçada a sua resiliência e capacidade de adaptação".

“Vamos unir esforços na ajuda ao povo moçambicano”, concluiu António Guterres. Moçambique foi abatido por dois ciclones em 2019, Idai e Kenneth e, neste ano, pelo menos três tempestades tropicais deixaram estragos consideráveis no país.

Fontes