Anonymous ataca cibersites do Governo dos Estados Unidos em represália ao fechamento de Megaupload

Fonte: Wikinotícias
Uns dos famosos ícones de Anonymous, a máscara que usava o personagem principal do filme V for Vendetta (ou V de Vingança).
Imagem: Jorjum/Wikimedia Commons.

Estados Unidos • 19 de janeiro de 2012

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um dia depois de vários grandes sites fizerem um enorme blecaute em protesto contra as leis SOPA e PIPA proposto pelos Estados Unidos, os membros do grupo ativista on-line Anonymous atacaram e deixaram os sites em off-line ("fora do ar", em inglês) do United States Department of Justice (Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em inglês), o FBI, a RIAA (Associação da Indústria Discográfica dos Estados Unidos, em inglês) e a Universal Music Group no ciber-ataque aparentemente coordenados. Também deixaram fora do ar vários outros sites online como BMI.com.

Por volta das 21:15 UTC, www.justice.gov, www.fbi.gov e www.universalmusic.com estavam off-line. Pouco depois das 22:00 UTC, o site RIAA também sofreu um blecaute. Apenas depois das 23:00 UTC, Universal Music Group fechou seu site para "manutenção". Em publicações sobre o Twitter, os membros do Anonymous assumiram serem responsáveis, afirmando que os ataques são uma resposta à apreensão e encerramento do serviço de hospedagem de arquivos Rapidshare pelo FBI e em protesto contra leis anti-pirataria nos EUA. O grupo chamou-lhe "o maior ataque já feito por Anonymous", para mais de 5.600 pessoas participaram do ataque.

"O governo fecha [...] Megaupload? 15 minutos depois, Anonymous fecha [...] sites do governo e outras gravadoras. Nós Esperamos.",[nota 1] mensagem de 'YourAnonNews' no Twitter. Outro membro do Anonymous disse que mais ataques vão acontecer.

Megaupload era um site de compartilhamento de arquivos que tinha mais de 50 milhões de acessos por dia. Hoje, o FBI apreendeu e fechou o site, Dotcom prender Kim, fundador, e três outros. No total, sete pessoas associadas com o site foram presos e acusados ​​de acusações de violação de direitos autorais, extorsão e conspiração para cometer lavagem de dinheiro. As autoridades dizem Megaupload permitia que as pessoas de baixar filmes "muitas vezes antes de seu lançamento nos cinemas, música, programas de TV, livros e software de negócios e entretenimento em grande escala". Eles também alegam que o local estava custando os proprietários dos direitos autorais na indústria do entretenimento "muito mais do que US$ 500 milhões" por danos. A demanda foi emitido por uma unidade judiciária de Virginia, EUA.

Embora a prisão e o fechamento do site ocorra um dia depois do protesto maciço dos ciber contra SOPA e PIPA, fontes da polícia citados pelo jornal Wall Street Journal dizem que não há relação entre essas leis polêmicas e detenções.

Nota

  1. O texto original é esse: "The government takes down Megaupload? 15 minutes later Anonymous takes down government & record label sites. Expect us.".

Notícias Relacionadas

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.