Angola em contagem regressiva para as eleições de 23 de Agosto

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

19 de agosto de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os angolanos já fazem a contagem regressiva para o acto de votação nas urnas, previsto para o próximo dia 23 de Agosto, quando já só faltam quatro dias para a decisão final.

Na próxima Segunda-Feira acontece o encerramento da campanha eleitoral e de caça ao voto, que teve inicio no passado mês de Agosto e que se estendeu, um pouco por todo o pais.

A grande preocupação, nesta altura, está relacionada com os cadernos eleitorais, com denúncias de casos semelhantes aos das eleições de 2012, onde muitos eleitores viram os seus nomes transferidos para locais distantes das suas residências, uma preocupação já apresentada pelos partidos na oposição.

A divulgação de sondagens sobre eventuais vencedores, foi outro assunto que tem dominado esta campanha eleitoral, com projeções a apontarem para as duas principais forças politicas do pais.

Ainda assim foram vários os desmentidos que questionam a credibilidade das instituições que têm divulgado os resultados das sondagens.

Por outro lado, as organizações da sociedade civil recomendam para que todos agentes eleitorais continuem a esforçar-se para o cumprimento rigoroso da Lei, do Código de Conduta Eleitoral, tendo em conta a sua isenção e imparcialidade.

Outro assunto que tem sido levantado pelos analistas nacionais, tem que ver com a mobilização feita pelas diferentes forças políticas para os actos políticos de massas, para que tenham em conta a dignidade devida a cada ser humano e que evitem euforias e imprudências que possam provocar acidentes graves colocando em risco a vida e a integridade física dos cidadãos.

O politólogo Alberto Cafussa, não tem dúvidas em afirmar que a disputa pelo poder político vai estar limitada as três formações politicas, no caso, o MPLA, a UNITA e a coligação CASA-CE.

Fontes