Angola disponibiliza meios para ajudar vítimas de vulcão em Cabo Verde

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

9 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cabo Verde deve receber, esta Terça-feira, 9 de Dezembro, meios aéreos e navais disponibilizados por Angola, para ajudar o país a enfrentar a situação provocada pela erupção vulcânica na ilha do Fogo, revelou o primeiro-ministro José Maria Neves.

«Tivemos conversações com o Presidente de Angola que rapidamente desbloqueou ajudas importantíssimas a Cabo Verde. Deverão chegar nas próximas horas meios aéreos e marítimos para continuarmos a apoiar a população do Fogo», disse José Maria Neves aos jornalistas. Neves não especificou de que meios aéreos se tratam, mas fonte do gabinete da Chefia do Governo disse tratar-se de dois helicópteros.

Para além dos meios aéreos, o primeiro-ministro disse que deve chegar também um barco com materiais de construção e meios de apoio à população deslocada de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo.

Entretanto, apesar da actividade eruptiva ter reduzido de intensidade nas últimas horas, a lava expelida pelo Vulcão do Pico já saiu da zona de Bangaeira, depois de a ter destruído, e dirige-se para o povoado de Fernão Gomes. Ontem, o chefe do Governo anunciou que poderá ser emitida uma ordem de evacuação de outras localidades, como Fernão Gomes e Relva.

Fonte