Andres se torna a tempestade mais precoce a se formar no Pacífico nordeste

Fonte: Wikinotícias

8 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Localização do Andres esta manhã (em amarelo)

E começou oficialmente a temporada de furacões no Pacífico de 2021, com a formação da tempestade tropical Andres, que, segundo aviso do Conagua, Serviço Meteorológico Nacional do México, passa a ser o fenômeno mais precoce a se formar no Pacífico nordeste. "É um novo recorde", anuncia o órgão em seu Twitter.

A tempestade se formou na costa sudoeste de Michoacán, no oeste mexicano, a partir da depressão tropical “UNO-E”, anuncia o Conagua em seu "Aviso de Ciclón Tropical en el Océano Pacífico", ainda reportando que no horário local das 10h da manhã o fenômeno tinha ventos sustentados de 65km (uma tempestade é nomeada sempre que os ventos passam de 60km/h), com as rajadas chegando a 85 km/h.

Não é esperado que Andres toque terra, mas o Serviço emitiu alerta de ventos e chuvas fortes, além de mar agitado, para os estados de Michoacán, Colima e Jalisco.

Formação precoce

Oficialmente, a temporada começa em 15 de maio, mas segundo o Accu Weather, a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) estimava como data média para a formação da primeira tempestade nomeada da temporada no Pacífico Leste o dia 10 de junho.

Com a formação do Andres hoje, o sistema passa a ser o primeiro a se formar na Bacia do Pacífico Leste, após o recorde detido pela Tempestade Tropical Adrien, que havia se formado na tarde de 9 de maio de 2017.

Fontes