Analistas consideram a disputa de restos mortais de José Eduardos dos Santos uma vergonha internacional

Fonte: Wikinotícias

16 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

As negociações para transladação do corpo de José Eduardo dos Santos para Luanda fracassaram e os mandatários de João Lourenço, na Espanha, perderam a primeira batalha a favor dos filhos, que negam colaborar com as autoridades angolanas.

O caso aguarda agora por uma decisão judicial. Analistas consideram isso uma vergonha internacional.

O governo angolano contratou, esta semana, um escritório de advogados para apoiar o processo judicial da viúva de José Eduardo dos Santos.

Foi também esta semana que ficou conhecido o resultado preliminar da autópsia feita ao corpo de José Eduardo dos Santos, que indica uma “insuficiência cardíaca” e uma grande infecção pulmonar.

Tal relatório defende que sejam feitos mais exames, mas afasta a possibilidade de envenenamento, uma das questões levantadas por Tchizé dos Santos, uma das filhas do malogrado.

O período de luto nacional terminou esta sexta-feira (15), e as autoridades garantiram que as homenagens vão continuar até domingo.

Para falar sobre o assunto, ouvimos o analista Albino Pakisi, o porta-voz da CEAST, Dom Belmiro Tchissenguety, e especialista em assuntos religiosos, Gabriel de Almeida.

Gabriel de Almeida, que considera José Eduardo dos Santos patrimônio nacional, questiona o facto de o governo angolano não ter acautelado este litígio.

Fonte