Alto comando do Exército decide não punir Eduardo Pazuello pelo discurso num trio elétrico no Rio de Janeiro

Fonte: Wikinotícias

3 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O então ministro da Saúde Eduardo Pazuello numa coletiva de imprensa

O Exército Brasileiro decidiu que o general Eduardo Pazuello (ex-ministro da Saúde) não seja punido, por conta de discurso num trio elétrico durante manifestação política à favor do presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro.

Para a armada, "não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar" por parte de Pazuello. Com a decisão do comandante Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o processo disciplinar foi arquivado.

Nas regras de conduta do Exército, oficiais da ativa não podem participar de atos políticos. A punição varia de advertência até prisão. Em bastidores, Jair Bolsonaro defendeu que ele não fosse advertido.

Em 23 de maio, um protesto organizado por motociclistas foi realizado no Centro do Rio. Na época, houve desrespeito as normas sanitárias além de infrações de trânsito, inclusive do próprio presidente da República.

Generais e demais oficiais das Forças Armadas criticaram a postura de Pazuello na época.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo Exército:

Acerca da participação do General de Divisão EDUARDO PAZUELLO em evento realizado na Cidade do Rio de Janeiro, no dia 23 de maio de 2021, o Centro de Comunicação Social do Exército informa que o Comandante do Exército analisou e acolheu os argumentos apresentados por escrito e sustentados oralmente pelo referido oficial-general. Desta forma, não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar por parte do General PAZUELLO. Em consequência, arquivou-se o procedimento administrativo que havia sido instaurado.

Brasília-DF, 3 de junho de 2021 CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO.

Fontes