Saltar para o conteúdo

Alemanha registra vários sobrevoos de drones nos últimos três dias, diz jornal

De Wikinotícias

4 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nos últimos dois dias, drones foram vistos em aeroportos e bases militares em toda a Alemanha, de acordo com o jornal Bild. O veículo de mídia citou um relatório sigiloso da polícia, que indicava que os avistamentos desta semana no Aeroporto de Munique representavam apenas o começo.

Na sexta-feira, o Aeroporto de Munique viu dezenas de voos desviados ou cancelados devido ao fechamento de ambas as pistas, após o segundo avistamento de drones em um período de 48 horas. Na manhã de sábado, as operações foram retomadas, embora com atrasos.

Há um receio crescente de que a Rússia possa estar envolvida em um aumento recente de incursões de drones no espaço aéreo dos aliados europeus da Ucrânia. A Rússia, que está em conflito com a Ucrânia, negou qualquer participação.

O Bild, ao mencionar um relatório policial confidencial ao qual afirmou ter tido acesso, informou que os drones vistos no aeroporto de Munique eram "usados militarmente", sem fornecer mais informações ou indicar sua origem.

De acordo com o jornal, outros avistamentos nos últimos três dias incluíram um drone avistado na manhã de sexta-feira a aproximadamente 700 metros do Aeroporto de Frankfurt, principal centro de conexões da Alemanha, e uma pequena aeronave que teria sobrevoado um depósito de munição no norte do país na tarde de sexta-feira.

Segundo o operador aeroportuário deshlab, na noite de sexta-feira, 23 aviões que estavam a caminho do aeroporto precisaram ser desviados, e 12 outros voos foram cancelados. Ademais, 46 decolagens programadas não puderam ser realizadas.

Aproximadamente 6.500 passageiros foram impactados e receberam suporte no aeroporto. Segundo o site do aeroporto, foram montadas camas de campanha e fornecidos cobertores, bebidas e refeições rápidas. Um repórter da agência de notícias alemã DPA informou que, durante a noite, diversos passageiros ficaram detidos em frente aos painéis, aguardando com suas bagagens. Outras pessoas se deitaram em bancos.

No sábado pela manhã, o começo das operações foi, a princípio, devagar. Os primeiros aviões conseguiram decolar novamente às 7 horas da manhã, embora as operações de voo habituais em Munique comecem, geralmente, às 5h00. "As capacidades estão agora a ser gradualmente restabelecidas", afirmou um porta-voz.