Afeganistão: ONU expressa preocupação com nova medida que obriga mulheres a usarem burca

Fonte: Wikinotícias

7 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A UNAMA (Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão) expressou ontem em seu portal sua preocupação e contrariedade com a medida anunciada pelo Talibã, que governa o Afeganistão há alguns meses, sobre o uso da burca pelas mulheres. Segundo representantes oficiais do grupo extremista, todas as afegãs devem cobrir seus rostos completamente quando estiverem em público.

O Talibã também anunciou que as mulheres só poderão deixar suas casas em casos de necessidade e que as violações destas diretrizes levarão à punição de seus parentes do sexo masculino.

A Missão lembrou que o grupo deu repetidas garantias nos últimos anos de que que respeitaria os direitos das mulheres, “seja no trabalho, na educação ou na sociedade em geral” e que a “comunidade internacional está ansiosa por sinais de que o Talibã está pronto para relações positivas com o mundo em geral.”

Reuniões com representantes do grupo extremista serão imediatamente requeridas, diz o comunicado também, para “esclarecimentos sobre essa decisão.”


Fontes