A suspensão da ajuda dos EUA ao Togo terá um impacto negativo na saúde pública e na educação
27 de fevereiro de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Muitos países em desenvolvimento recebem ajuda ao desenvolvimento da USAID, uma agência governamental dos EUA. O súbito congelamento do financiamento por parte da agência irá provavelmente interromper o progresso de vários programas africanos.
Todos os anos, os Estados Unidos comprometem-se com mais de 40 mil milhões de dólares para a ajuda humanitária e o desenvolvimento internacional nos países em desenvolvimento. Em África, o Togo é um dos países onde esta ajuda desempenha um papel vital em muitos aspectos do desenvolvimento da sua comunidade: educação, saúde, segurança e governação.
- Um duro golpe no apoio à educação
As autoridades togolesas fazem todo o possível para apoiar a educação para todos. No início do ano letivo de 2024, a taxa de matrícula no ensino primário era de 94,6 por cento. No entanto, permanecem desafios no apoio às crianças vulneráveis. Existem programas de alimentação escolar para evitar que crianças desfavorecidas abandonem a escola.
O Togo se beneficia do Programa "McGovern-Dole Food for Education" fornecido pela USAID. Em resposta a esta suspensão, o site de notícias togolês 27avril (27 de abril) informou:
Em 2023, este programa recebeu 33 milhões de dólares. A Catholic Relief Services (CRS), uma agência humanitária internacional, introduziu o programa para dar uma refeição diária a milhares de crianças togolesas, permitindo-lhes permanecer na escola. A agência estendeu o programa por cinco anos.
- Progresso da saúde
O Togo realizou progressos significativos no sector da saúde, em parte devido aos seus parceiros e doadores estrangeiros, como os Estados Unidos. Para benefício de vários países africanos, incluindo o Togo, os Estados Unidos estão empenhados em acabar com a malária com a USAID e em combater o VIH/SIDA com a iniciativa do seu Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da SIDA (PEPFAR).
Tal como em todos os países onde a USAID opera, as pessoas responsáveis pela implementação dos programas financiados pela USAID no Togo também sofrerão. No norte do país, onde a situação humanitária está na vanguarda de vários programas, os funcionários devem esperar em casa durante pelo menos três meses a partir de fevereiro de 2025 para ver se esta decisão será mantida ou revogada.
Dada a importância da ajuda humanitária dos EUA, esta suspensão terá consequências mais profundas se for prorrogada. Além dos Estados Unidos, o Togo recebe apoio de outros países e instituições parceiros, incluindo China, Alemanha, França e União Europeia.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Jean Sovon. Togo: US aid suspension will negatively impact public health and education — Global Voices, 27 de fevereiro de 2025
![]() | Esta notícia é uma transcrição parcial ou total do Global Voices. |