A crise humanitária de Moçambique em Cabo Delgado deslocou 700.000

Fonte: Wikinotícias

23 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A agência de refugiados da ONU alerta que a crise humanitária na província de Cabo Delgado em Moçambique está evoluindo rapidamente e pode impactar negativamente a região circunvizinha se não for tratada.

Dois altos funcionários que visitaram assentamentos improvisados para pessoas deslocadas em Cabo Delgado dizem que a insurgência, que começou há quatro anos e meio, está aumentando rapidamente e forçando um número cada vez maior de pessoas a fugir de suas casas.

Eles relataram que 90 por cento dos deslocados estão vivendo com familiares e amigos em áreas urbanas onde recebem apoio. Cerca de 10 por cento, dizem eles, não conseguem encontrar refúgio e vivem em condições terríveis.

A Alta Comissária Assistente para Proteção do ACNUR, Gillian Triggs, diz que os abrigos são do tipo mais primitivo.

Mais de 2.000 pessoas foram mortas desde o início da insurgência em outubro de 2017, mas Triggs observa que houve um aumento significativo na violência no ano passado.

“Em termos do que realmente está acontecendo, aldeias foram incendiadas, pessoas mortas, decapitadas, incluindo crianças”, disse ela.

A insurgência é liderada por militantes que se filiaram ao grupo do Estado Islâmico em 2019.

O ACNUR alerta que o número atual de 700.000 deslocados internos deve aumentar para um milhão até junho, se o conflito cada vez mais brutal continuar a ser ignorado pela comunidade internacional.

Fontes