500 mil funcionários britânicos participam de greve

Fonte: Wikinotícias

1 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Trabalhadores dos setores público e privado entraram em greve massiva no Reino Unido no dia 1º exigindo salários mais altos.

A greve, que envolveu cerca de 500 mil pessoas, incluindo professores, funcionários públicos e operadores de trens, é a maior greve no Reino Unido em 10 anos.

“Nos últimos 12 anos, os salários dos professores caíram catastroficamente por um longo período de tempo”, disse a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Reino Unido à Reuters no dia 1º.

No entanto, a secretária de educação britânica, Gillian Keegan, rejeitou as demandas dos trabalhadores, dizendo: "Você não pode fazer algo que piore a inflação para todos dando a alguns trabalhadores um aumento de salário".

Neste dia, uma greve nacional de larga escala fechou escolas, interrompeu a maioria das operações ferroviárias e os militares foram mobilizados para verificar as fronteiras.

No Reino Unido, as greves continuaram nos últimos meses, incluindo trabalhadores da saúde e dos transportes, já que os preços subiram mais de 10%, o nível mais alto em 40 anos.

Em particular, os bombeiros apoiaram uma greve nacional esta semana, e os profissionais de saúde, como enfermeiras, estão alertando para uma greve na próxima semana.

Fontes