3 missões europeias à ONU pedem investigação sobre o uso de drones na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

22 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

França, Alemanha e Grã-Bretanha pediram na sexta-feira que as Nações Unidas investiguem as alegações de que a Rússia está usando drones iranianos para ataques na Ucrânia.

Uma carta das missões francesas, alemãs e britânicas à ONU citou “evidências significativas de código aberto, incluindo fotografias e vídeos, da Rússia implantando UAVs da série Mohajer e Shahed [veículos aéreos não tripulados] na Ucrânia”.

Diz que a transferência de tais armas viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Tanto o Irã quanto a Rússia negam que Teerã esteja fornecendo drones a Moscou.

A Ucrânia diz que a Rússia usou os drones para realizar os chamados ataques kamikaze, nos quais a aeronave é lançada intencionalmente contra um alvo. Os ataques têm aterrorizado o país, causando baixas e destruindo instalações elétricas.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, citando os serviços de inteligência ucranianos, alegou que a Rússia encomendou 2.400 drones Shahed do Irã e depois os renomeou como drones Geran-2.

Os drones carregam uma carga explosiva e podem permanecer sobre os alvos antes de cair neles. Eles estão custando cerca de US$ 20.000.

Alguns ucranianos dizem temer que os ataques de drones possam se tornar comuns, já que a Rússia tenta evitar o esgotamento de seus estoques de mísseis de precisão de longo alcance.

Fontes