27 de janeiro é o Dia Internacional da Memória do Holocausto

Fonte: Wikinotícias

27 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

27 de janeiro é o Dia Internacional da Memória do Holocausto. A data foi escolhida porque marca o dia em 1945 em que Auschwitz, o maior campo de concentração e extermínio da Alemanha nazista, foi libertado pelas tropas soviéticas, revelando os horrores internos.

As Nações Unidas estão lembrando o dia com um evento que será transmitido ao vivo.

De acordo com History.com, as tropas soviéticas pensaram que o campo no sul da Polônia estava vazio, mas eles estavam errados.

“Auschwitz parecia silencioso e abandonado no início, os soldados logo perceberam que estavam cheios de pessoas – milhares delas, deixadas para morrer por guardas da SS que evacuaram os campos depois de tentar encobrir seus crimes. Ao verem os soldados, os prisioneiros emaciados se abraçaram, se beijaram e choraram”.

Seis milhões de judeus foram sistematicamente mortos pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial

Outros grupos também foram visados, de acordo com o Conselho da Europa, por “sua percepção de inferioridade racial e biológica. Estes incluíam ciganos, pessoas com deficiência, prisioneiros de guerra soviéticos e homossexuais. Outros, como Testemunhas de Jeová, socialistas e comunistas, foram alvo de suas crenças religiosas ou políticas.”

Fontes