19 morrem em queda de avião na Tanzânia

Fonte: Wikinotícias

7 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na Tanzânia, pelo menos 19 pessoas morreram depois que um pequeno avião de passageiros caiu no Lago Vitória no domingo durante o mau tempo. O avião, que transportava 43 pessoas, estava se aproximando do aeroporto na cidade de Bukoba, no noroeste. As operações de resgate e recuperação estão em andamento.

Quarenta e três pessoas estavam a bordo da aeronave, incluindo dois pilotos e dois tripulantes, bem como 38 passageiros adultos e uma criança. A aeronave ATR 42 estava voando da cidade de Dar es Salaam para a região de Kagera antes de cair no Lago Vitória.

O avião, operado pela Precision Air, caiu a cerca de 100 metros do aeroporto de Bukoba, onde deveria pousar.

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o avião quase totalmente submerso na água enquanto equipes de resgate e pescadores em pequenos barcos tentam alcançar os passageiros.

Equipes de emergência e civis também usaram pequenos barcos e cordas para puxar a aeronave para mais perto da margem do Lago Vitória, o maior lago da África.

De acordo com a companhia aérea, uma equipe de investigadores e funcionários da autoridade aeroportuária foi enviada à área para se juntar aos esforços.

Patrick Mwanri é o diretor administrativo da Precision Air.

Ele disse: “Abrimos nosso centro de gerenciamento de crises com as autoridades de resgate do país, garantindo que a operação de resgate corra bem”. Mwanri acrescentou: “Também estabelecemos dois centros de informação para comunicação com as famílias das vítimas; um em Bukoba e outro aqui em Dar es Salaam. Estes serão usados ​​para informar os passageiros [e famílias das] vítimas de todas as atualizações necessárias.”

Em um post no Twitter, o presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, pediu aos cidadãos que mantivessem a calma.

O presidente escreveu: "Recebi com tristeza a notícia do acidente envolvendo o avião da Precision Air". Ela acrescentou: “Vamos ficar calmos neste momento em que os socorristas continuam com a missão de resgate enquanto rezam a Deus para nos ajudar”.

Fundada em 1993, a Precision Air é a maior companhia aérea privada da Tanzânia. A empresa é parcialmente detida pela Kenya Airways e opera voos domésticos e regionais.

Fontes