“Não podemos depender de outros para nos manter seguros”, diz Metsola aos líderes da UE

7 de março de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
No Conselho Europeu em Bruxelas, a Presidente do Parlamento Europeu tranquilizou os líderes de que o PE pode agir de forma rápida e eficiente para enfrentar os desafios de segurança sem precedentes de hoje.
"Há muita coisa em jogo e não podemos esperar mais", Roberta Metsola argumentou, enfatizando a urgência de a Europa cuidar de sua própria segurança.
Sobre a Ucrânia, ela enfatizou que "a paz deve ser real, que não simplesmente embale todos em uma falsa sensação de segurança, permitindo que um agressor continue tentando assumir o controle de nações soberanas. A paz deve garantir liberdade para a Ucrânia, segurança para a Europa e um impedimento para aqueles que pensam que podem tomá-la pela força".
Sobre defesa, ela pediu à UE que invista mais em defesa: "Nossa ambição deve corresponder à ameaça sem precedentes, à ousadia de nossas propostas e à velocidade com que são colocadas em ação". Ela ficou encorajada ao ver muitas boas propostas na mesa. "Tempos extraordinários exigem medidas imediatas, então dou boas-vindas a todas as soluções criativas e flexíveis para aumentar e acelerar substancialmente nossos investimentos no setor de defesa".
Ela tranquilizou os líderes de que o Parlamento Europeu pode se ajustar a circunstâncias exigentes agindo de forma rápida, eficiente e eficaz. “Trabalhar por meio do Parlamento Europeu, especialmente em decisões dessa magnitude, é uma forma de promover a confiança em nossa União. Sim, precisamos de ação rápida, mas agir em conjunto é a única forma de garantir amplo e profundo apoio público.”
Falando sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual, ela pediu aos líderes que “alinhassem nosso orçamento da União Europeia com nossas prioridades. Temos uma oportunidade real de financiar a autonomia estratégica de que precisamos”, disse ela.
“Há anos que dizemos que a Europa está numa encruzilhada. Já não estamos lá mais, o caminho está escolhido e sabemos qual estrada tomar. Há demasiada coisa em jogo, e não podemos esperar mais”, finalizou ela.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) “Não podemos depender de outros para nos manter seguros”, diz Metsola aos líderes da UE — European Parliament, 6 de março de 2025