Índia envia assistência humanitária e equipe técnica a Cabul

Fonte: Wikinotícias

24 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Índia enviou ajuda humanitária ao Afeganistão para ajudar as vítimas de um forte terremoto que abalou o país na quarta-feira, juntamente com uma “equipe técnica”.

“Índia, uma verdadeira primeira resposta”, tuitou o ministro de Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, na sexta-feira.

As 27 toneladas de ajuda humanitária incluem barracas, sacos de dormir, cobertores e colchonetes, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

“Como sempre, a Índia se solidariza com o povo do Afeganistão, com quem compartilhamos laços seculares, e permanece firmemente comprometida em fornecer assistência imediata ao povo afegão”, disse um comunicado do ministério.

O ministério também disse na quinta-feira que Nova Délhi enviou uma “equipe técnica” para sua embaixada em Cabul para coordenar a “entrega efetiva” de assistência humanitária no Afeganistão, para onde a Índia tem enviado ajuda nos últimos meses.

A Índia enviou remessas de ajuda de 20.000 toneladas de trigo, remédios, meio milhão de doses da vacina COVID-19 e roupas de inverno para o Afeganistão.

O envio da equipe técnica para Cabul está sendo visto como um passo inicial que pode levar ao restabelecimento da presença diplomática da Índia no país, dizem analistas.

“A lEA (Emirado Islâmico do Afeganistão) saúda a decisão da Índia de devolver diplomatas e equipe técnica à sua embaixada em Cabul para continuar suas relações com o povo afegão e sua assistência humanitária”, twittou o porta-voz do Talibã, Abdul Qahar Balkhi.

A embaixada da Índia em Cabul foi fechada e o pessoal indiano evacuado durante a tomada do Afeganistão pelo Talibã em agosto, mas no início deste mês a Índia enviou uma equipe de funcionários ao Afeganistão pela primeira vez, sinalizando sua decisão de se envolver com a liderança do Talibã.

Fontes