É falso que houve fraude eleitoral e roubo de votos no Paraguai

Fonte: Wikinotícias
"Payo" Cubas

7 de Maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os observadores internacionais e especialistas concordam que as eleições de 30 de abril ocorreram sem evidências de fraude eleitoral, segundo resultados preliminares. Segundo eles é falso que houve fraude eleitoral nas eleições para a presidência do Paraguai, como apontou o ex-candidato à presidência pelo Partido da Cruzada Nacional Paraguaia “Payo” Cubas.

No dia seguinte às eleições, em 1º de maio, "Payo" Cubas destacou no meio da Rádio Ñandutí do Paraguai: «Isso não dá mais, roubaram nossas eleições”.

Seu discurso, que se espalhou pelas redes sociais e mídias digitais, permeou de tal forma que milhares de pessoas saíram às ruas para protestar, com passeatas em diversas partes do país e em alguns casos provocando confrontos violentos e outros distúrbios.

Por sua vez, Carlos María Ljubetic, diretor da Unidade de Processos Eleitorais do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai, determinou que "não há possibilidade de fraude".

Esta não é a primeira vez que "Payo" acusa de fraude, também o fez dias antes do dia das eleições no Twitter, já que chegou a afirmar que venceria as eleições com 2 milhões de votos, algo que não aconteceu.

A sua mulher, Yolanda Paredes, quatro dias antes das eleições, também espalhou a mesma desinformação no Facebook. Ele fez uma postagem no Facebook onde continuou sustentando que houve "fraude eleitoral" e que a denúncia perante o TSJE estava sendo homologada. A publicação alcançou mais de 3.400 reações, teve mais de 350 comentários e mais de 375 compartilhamentos.

A incitação da população à manifestação pelo "roubo de votos" levou Cubas à sua detenção na tarde de 5 de maio, segundo um relatório da Polícia Nacional.

Fonte