"Quase em consenso", diz Trump sobre acordo de paz entre Israel e Hamas
12 de outubro de 2025
Nessa sexta (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Israel e Hamas chegaram a um consenso sobre a maioria dos aspectos que selarão a paz na região após dois anos de conflito.
O presidente dos Estados Unidos fez a declaração na sexta-feira, e a imprensa internacional a divulgou amplamente. Ele também declarou que os reféns mantidos pelo Hamas devem ser libertados sem demora e que "alguns detalhes, como em qualquer outra situação, ainda serão resolvidos", pois se encontram "em péssimas condições".
"Eles estão cansados de brigar", afirmou Trump. Por essa razão, o presidente dos Estados Unidos acredita que o cessar-fogo não será quebrado. Ele também declarou que diversos líderes globais, incluindo os da França e Alemanha, se encontrarão no Cairo, Egito, na próxima segunda-feira, para debater o futuro de Gaza.
"Acredito que haja consenso sobre a maior parte, e alguns detalhes, como qualquer outra coisa, serão resolvidos, porque você descobrirá que, quando estiver sentado em uma bela sala no Egito, é mais fácil resolver alguma coisa", afirmou Trump na sexta-feira (10).
O republicano avaliou que o plano de cessar-fogo é "um ótimo negócio para Israel, mas é um ótimo negócio para todos, para os árabes, para os muçulmanos, para todos, para o mundo", acrescentando que "todos querem que esse acordo aconteça".
Trump afirmou que os reféns atualmente mantidos em Gaza devem ser retornados a Israel na próxima segunda-feira (13). O presidente afirmou que os reféns foram mantidos em "alguns lugares subterrâneos bastante difíceis".
Ademais, enfatizou que Gaza "será reconstruída", indicando que alguns países da região poderiam estar prontos para financiar essa reconstrução.
"Vocês têm alguns países muito ricos, como sabem, lá, e seria necessária uma pequena fração da riqueza deles para fazer isso, mas acho que eles querem fazer", refletiu.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) 'Quase em consenso', diz Trump sobre acordo de paz entre Israel e Hamas — Universo Online, 11 de outubro de 2025
- ((pt)) Há consenso sobre maior parte dos próximos passos do cessar-fogo, diz Trump — CNN Brasil, 11 de outubro de 2025

