Wikipédia e outros projetos da Fundação Wikimedia migraram seus nomes de domínio em protesto por SOPA
12 de março de 2012
O mês de janeiro foi bastante convulsionado na Internet devido ao debate no Congresso estado-unidense sobre a discussão da Lei SOPA (Stop Online Piracy Act, "Lei Pare com a Pirataria Online"), que seria instituída para combater a pirataria online, mas também pode afetar a liberdade de expressão e privacidade ao instaurar regras de proteção de direitos autorais sobre obras protegidas.
Neste contexto, a Wikipedia em inglês decidiu dobrar ao fechamento do portal por 24 horas que foi levado a cabo por rédito, OatMeal e outros sites em sinal de protesto. No entanto, em uma ação mais discreta, o domingo se informado que a empresa encarregada do registro de nomes dos projetos da Wikimedia Foundation, GoDaddy, foi substituído por MarkMonitor, em sinal de protesto pelo apoio que deu a primeira empresa à iniciativa.
Esta mudança foi quase imperceptível para os usuários, se concretou apesar GoDaddy saiu a contradizer se apóia a SOPA mais de uma horas mais tarde que se tornou público através do seu portal corporativo. Junto aos projetos da Fundação Wikimedia, milhares de administradores partiram do GoDaddy a outros serviços por essas declarações.
Fontes
[editar | editar código-fonte]Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Wikipedia y otros proyectos de la Fundación Wikimedia migraron sus nombres de dominio en protesta por SOPA", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 12 de março de 2012. |
- ((es)) Wikipedia se aleja de GoDaddy por apoyar SOPA — Radio Programas del Perú, 11 de março de 2012
- ((es)) Raúl Estrada. La Fundación Wikimedia le dice adiós a GoDaddy, hola a MarkMonitor — Faywerwayer, 11 de março de 2011