Wikinotícias investiga acusação de McCain ter plagiado o discurso da Wikipédia

Fonte: Wikinotícias

Estados Unidos • 25 de agosto de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em 11 de agosto, o senador e atual candidato do Partido Republicano às eleições dos Estados Unidos em 2008, John McCain proferiu um discurso em relação à crise entre a Geórgia e a Rússia. Na sequência da intervenção, um periódico editor da Wikipedia percebeu que o seu discurso foi muito semelhante a um artigo na Wikipedia também no que se refere à crise, na qual poderia ser considerado um plágio. A Wikinnews (versão anglo-saxofônico para a Wikinotícia na língua inglesa) foi capaz de falar sobre a forma como o editor, para que ele descobriu sobre as semelhanças e aquilo ele fez na resposta. Wikinews também teve um profundo olhar para o crédito e investigadas a fundo.

John McCain
Ficheiro: Congresso dos Estados Unidos.

McCain deu o seu discurso em Erie, Pensilvânia e estava falando para os cidadãos, dando um alerta para a Rússia, afirmando, "O presidente russo Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin tem que compreenderem a grave, de longo prazo as consequências negativas que o seu governo terá para as ações da Rússia com o relacionamento com os Estados Unidos e Europa."

McCain continuou o seu discurso dizendo, "A Geórgia é um país antigo, no cruzamento da Europa Oriental e Ásia Central, e uma das nações do mundo, o primeiro a adotar um cristianismo como religião oficial. Após um breve período de independência na sequência da Revolução Russa, O Exército Vermelho forçou a Geórgia aderir à União Soviética em 1922. Ocorreu tal como a União Soviética, no final da Guerra Fria, Geórgia recuperou a sua independência em 1991, mas seus primeiros anos foram marcados pela instabilidade, a corrupção e crises econômicas."

Ao ler os primeiros parágrafos, o editor da Wikipédia na língua inglesa, Killing Vector, que pretende ser chamado pelo seu nome em contribuinte medo de retaliação por avançar com o pedido, notamos [o autor da notícia original é de um americano/estadounidense] uma impressionante semelhança com o discurso do McCain e do artigo Wikipedia artigo sobre o país da Geórgia. Não só ele notar as semelhanças, mas depois de ler o artigo histórico de edições, "Killing Vector" observou que o seu discurso possa ter sido levantada a partir de Wikipedia, com algumas das matérias em McCain discurso datado antes do início da crise geórgiana e russa.

"Eu comecei a leitura do texto de McCain sobre o endereço da crise da Geórgia e como eu estava navegando a irregularidade que saltou de forma quase imediata. Os parágrafos que discutiu a história da Geórgia simplesmente não se encaixam com o resto do discurso; o estilo retórico foi muito diferente. Eu figurava, "quando alguém com pressa de ir para obter informações básicas sobre a República da Geórgia?" Eu acesso a Wikipédia, que passou para o artigo, escolhi uma recente revisão atual, mas não mais ou menos ao acaso (24 de julho) e atingiu o primeiro ouro em experimentar; no discurso de McCain e do artigo da Wikipédia teve significativo cordas de palavras em comum, enfatizou o mesmo eventos, realizados em grande parte a mesma palavra escolhas", disse Vector ao Wikinews.

Embora outros meios de comunicação relataram o alegado plágio, as duas passagens inferiores foram datados pelo menos uma semana antes da crise russo e georgiano. Os dois primeiros parágrafos do discurso do McCain aparecem reproduzindo o artigo no histórico da Wikipédia datada em 24 de julho de 2008.

"Dois pontos, cerca de um oitavo do pleno discurso, contêm material diretamente copiado da Wikipédia superficialmente ou modificados a partir do seu texto. Estes dois pontos constituem a totalidade do factual do discurso, embora - o resto é reação e políticas propostas", acrescentou Vector.

Exemplo (a redação é idêntica em itálico.):

  • Wikipedia – ....one of the first countries in the world to adopt Christianity as an official religion.
  • McCain – ....one of the world's first nations to adopt Christianity as an official religion.
  • Wikipedia – After the Russian Revolution of 1917, Georgia had a brief period of independence as a Democratic Republic (1918-1921), which was terminated by the Red Army invasion of Georgia. Georgia became part of the Soviet Union in 1922 and regained its independence in 1991. Early post-Soviet years was marked by a civil unrest and economic crisis.
  • McCain – After a brief period of independence following the Russian revolution, the Red Army forced Georgia to join the Soviet Union in 1922. As the Soviet Union crumbled at the end of the Cold War, Georgia regained its independence in 1991, but its early years were marked by instability, corruption, and economic crises.
Tradução ao português
  • Wikipedia - .... um dos primeiros países do mundo a adotar o cristianismo como religião oficial.
  • McCain - .... uma das [um dos, sic] nações do mundo, primeiro a adotar o cristianismo como religião oficial.
  • Wikipedia - Após a Revolução Russa de 1917, a Geórgia teve um breve período de independência como República Democrática (1918-1921), que foi exterminado pelo Exército Vermelho ao invadir a Geórgia. Geórgia tornou-se parte da União Soviética em 1922 e recuperou a sua independência em 1991. O início anos pós-soviético foi marcado por uma agitação civil e de crise econômica.
  • McCain - Após um breve período de independência na sequência da Revolução Russa, o Exército Vermelho forçou a Geórgia aderir à União Soviética em 1922. Tal como a União Soviética acabou no final da Guerra Fria, Geórgia recuperou a sua independência em 1991, mas seus primeiros anos foram marcados pela instabilidade, a corrupção, e crises econômicas.

Nós não copiamos obervações da Wikipédia no Sen. McCain. Existem apenas tantas maneiras de estado base fatos históricos e as datas e os eventuais semelhanças na Wikipédia que foi apenas coincidência.

Brian Rogers, porta-voz da campanha de McCain

McCain nega que a própria campanha ter plagiado a Wikipédia, mas também não especificou se eles utilizaram como fonte para seu discurso.

"Nós não copiamos obervações da Wikipédia no Sen. McCain. Só há tantas maneiras de estado base fatos históricos e as datas e os eventuais semelhanças que a Wikipedia foi apenas coincidência", disse um porta-voz da campanha McCain, Brian Rogers ao jornal The Politico. Wikinews tentou contatar a campanha de McCain, mas até agora não recebeu uma resposta.

O Wikinews enviou correio eletrônico (e-mail), Jay Walsh, o diretor de comunicações para a Wikimedia Foundation para ver o que eles achavam da situação e que eles nada planejaram para fazer sobre isso.

"Não estamos particularmente preocupados com o presente", disse Walsh que também acrescentou que "estou apenas consciente desta situação através da cobertura midiática que eu vi, nem nós nem tenho qualquer detalhe em profundidade sobre a situação."

"Eu diria que é uma boa prática para atribuir texto ou o conteúdo, sempre que possível. Obviamente quando é uma questão de direitos de autor, então existem considerações jurídicas, mas a Foudation não é capaz de examinar os casos individuais", acrescentou Walsh. A Wikinews tentou entrar em contato com Mike Godwin, o consultor jurídico para a Fundação, mas até agora não recebeu uma resposta.

Vector mantém a sua versão e observa também que ele chama "desonestidade" por parte da campanha do McCain.

"O que me preocupa mais, como um eleitor, é a questão ética. Plágio vem de desonestidade intelectual e preguiça por parte de um indivíduo, mas depois a campanha de McCain da recusa do indivíduo que adota desonestidade", declarou Vector.

Fontes