Wikinotícias em português alcança 7 mil notícias

Fonte: Wikinotícias
Logo da Wikinotícias em português.
Ficheiro: Copyright: Wikimedia Foundation

7 de fevereiro de 2012

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Wikinotícias, versão da Wikinews em língua portuguesa, alcançou ontem a marca de sete mil notícias, com a notícia de Veto na ONU dá a Assad “licença para matar” na Síria, diz oposição, publicada pelo usuário Sérgio Vieira, o mais recente wiki-jornalista.

As primeiras edições da Wikinotícias foram do usuário brasileiro Ikescs, com as notícias Terremoto de 6,9 graus alerta a Indonésia (às 17h43min UTC) e ONU é contra a clonagem humana (às 17h57min UTC). Alguns meses depois, o usuário Carlosar, passou a contribuir praticamente sozinho, quase que diariamente, as notícias sobre os casos do "Mensalão", das "Sanguessugas" e do mundo, com ajuda de outros wikipedistas e wiki-jornalistas.

Depois da popularização da Wikipédia, ocorrida entre 2005 a 2007, muitos dos wiki-jornalistas (todos vindos da Wikipédia) que participaram na época do lançamento, deixaram o projeto (principalmente entre 2008 a 2009), as alegações foi por falta de tempo (assuntos pessoais) e outros por divergências com administradores.

Esses resultados, com poucos usuários e administradores, provocaram queda de publicação das notícias e até parado no tempo, perdendo posições e chegando a ficar na 8ª posição, que foi ultrapassada pela Wikinotícias em versão espanhol em 2009, ficando na atual 8ª posição. Entre 2010 e 2011, praticamente abandonada, foi alvo de vandalismos.

Atualmente, com aparecimento de novos wiki-jornalistas no final de 2011, a versão lusófona passou ser mais produtivas. É a sétima versão a alcançar esta marca.

Antes da Wikinotícias em português alcançar 7 mil notícias, outros projetos já alcançaram essa marca: Wikinotícias em inglês alcançou já em 2006, o polonês em 2007 e o alemão em 2008; já em 2009, o italiano alcançou em 26 de maio, o sérvio em 26 de junho e o francês em 29 de novembro; em 2010, era vez do espanhol, que já havia recuperado a sétima posição.

Em 20 de janeiro de 2009, o Wikinotícias chegou à marca de quatro mil notícias com a notícia Obama já é presidente dos Estados Unidos, publicada pela usuária GabrielaM. Em 18 de abril do ano passado, a Wikinotícias chegou aos 3 mil, com a notícia dos Estudantes da Unifesp fazem protesto pedindo renúncia do reitor, escrito pelo usuário Sir Lestaty de Lioncourt.

Notícias Relacionadas

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.