Wikinotícias:Políticas Oficiais/Política Oficial de Eliminação

Fonte: Wikinotícias
Logotipo do Wikinotícias
Políticas
Política de bloqueio
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos robôs
Política dos estatutos
Pedidos a usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Todos os tutoriais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia

Está página é referente à política oficial de eliminação do Wikinotícias lusófono. Essas políticas descritas aqui devem ser seguidas quando necessário seu uso.

Predefinições

Tipos de eliminação e suas políticas

Eliminação por votação

A eliminação por votação é feita em uma página especial, onde adotasse o mesmo estilo que na Wikipédia (usa-se a predefinição {{novoapagar}}). A votação tem a duração de uma semana. Caso seja aprovada sua eliminação, pela maioria dos votantes presentes, a página de votação permanece (sendo retirada da página de eliminação) e é arquivada.

Eliminação rápida

Este procedimento é adotado quando não há a necessidade de haver votação para a eliminação da notícia, que já é considerada "repugnante" para o padrão de notícias adotado pelo projeto. O administrador irá analisar o pedido e irá eliminar com a devida justificativa necessária.

Para propor uma página para eliminação rápida, usa-se a predefinição {{ER}}.

Eliminação por violação dos direitos autorais

Este procedimento deve ser observado sempre quando o título da notícia é igual ao da fonte, consequentemente, o conteúdo é igual.

Quando vier a ocorrer, deve-se usar a marcação {{Copyright}}/{{Copyvio}} na notícia e o aviso {{Aviso-Copyright}} para os usuários. O usuário terá 7 dias para alterar o conteúdo violado.

Eliminação por falta de referências

Este procedimento deve ser adotado quando, na notícia pesquisada e/ou criada, não houver as referências quanto às suas fontes de sua notícia criada. A notícia é marcada com a predefinição {{Sem referências}}

O editor que a criou terá um período de 7 dias para mudá-la, para evitar sua eliminação no Wikinotícias pelos Administradores.

Eliminação por fonte única

Este procedimento deve ser adotado quando houver, na notícia, apenas a citação de uma fonte. Deve haver a citação de outras fontes, pois será suspeito de violação de direitos autorais e, seguindo a orientação dada anteriormente, será eliminada no prazo de uma semana.

Ver também