Ajuda:Guia de Conduta

Fonte: Wikinotícias
Logotipo do Wikinotícias
Políticas
Política de bloqueio
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos robôs
Política dos estatutos
Pedidos a usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Todos os tutoriais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia

Esta política do Wikinotícias define um conjunto mínimo de comportamentos esperado e inaceitável. Este texto está conforme o Código Universal de Conduta (UCOC). Aplica-se a todos que interagem e contribuem para o projeto, isso inclui colaboradores novos e experientes.

Comportamento esperado[editar | editar código-fonte]

Todos os wikijornalistas, seja um editor novo ou experiente, são responsáveis por seu próprio comportamento.

Em todo o projeto, o comportamento será baseado no respeito, civilidade, cordialidade, solidariedade e boa cidadania. Isso se aplica a todos os contribuidores e participantes em sua interação com todos os contribuidores e participantes, sem expectativas com base na idade, deficiência mental ou física, aparência física, nacionalidade, religião, origem étnica e cultural, classe social, fluência no idioma, condição sexual, identidade de gênero, sexo ou campo profissional. Nem faremos exceções com base na posição, habilidades ou realizações no projeto.

Esperamos que todos os usuários mostrem respeito uns pelos outros. Na comunicação com as pessoas, seja em ambientes online ou offline, trataremos uns aos outros com respeito mútuo. Isso inclui, mas não está limitado a:

  • Pratique empatia. Ouça e tente entender o que os usuários querem dizer a você. Esteja pronto para corrigir e adaptar seu próprio entendimento e expectativas.
  • Presuma boa fé e faça edições construtivas; suas contribuições devem melhorar a qualidade do projeto ou trabalho. Forneça e receba comentários gentilmente e de boa fé. As críticas devem ser feitas de maneira sensível e construtiva. Todos devem presumir, a menos que haja evidência em contrário, de que outros estão aqui para melhorar o projeto.
  • Respeite a maneira como os colaboradores se nomeiam e se descrevem. As pessoas podem usar termos específicos para se descreverem. Como um sinal de respeito, use esses termos ao se comunicar com ou sobre essas pessoas. Exemplos incluem:
    • Os grupos étnicos podem usar um nome específico para se descreverem, em vez do nome usado historicamente por outros;
    • As pessoas podem ter nomes que usam letras, sons ou palavras de seu idioma que podem não ser familiares para você;
    • Pessoas que se identificam com uma determinada condição sexual ou identidade de gênero usando nomes ou pronomes distintos;
    • Pessoas com uma deficiência física ou mental específica podem usar termos específicos para se descreverem.

É um dever dos contribuintes desenvolver um ambiente saudável. Isso inclue, mas não se limita a, algumas ações:

  • Tutoria: Ajudando os recém-chegados a encontrar seu caminho e adquirir habilidades essenciais.
  • Em busca de outros contribuidores: Ajude-os quando precisarem de apoio e fale por eles quando forem tratados de uma forma que fica aquém do comportamento esperado.
  • Reconheça e dê crédito ao trabalho realizado pelos colaboradores: Agradeça-os por sua ajuda e trabalho. Aprecie seus esforços e dê crédito a quem é devido.

Comportamento inaceitável[editar | editar código-fonte]

Alguns comportamentos são considerados inaceitáveis ​​no Wikinotícias. Isso inclui qualquer comportamento destinado principalmente a intimidar, indignar ou perturbar uma pessoa. O assédio geralmente assume a forma de abuso emocional, especialmente contra pessoas que estão em uma posição vulnerável, em um esforço para intimidar ou constranger. Em alguns casos, o comportamento que não chegaria ao nível de assédio em um único caso pode se tornar assédio por repetição. O assédio inclui, mas não está limitado a:

  • Insultos: Inclui xingamentos, calúnias ou estereótipos e quaisquer ataques baseados em características pessoais. Os insultos podem se referir a características percebidas como inteligência, aparência, etnia, raça, religião (ou falta dela), cultura, condição sexual, gênero, sexo, deficiência, idade, nacionalidade, filiação política ou outras características.
  • Ameaças: Sugerindo explícita ou implicitamente a possibilidade de violência física, constrangimento injusto, dano injusto e injustificado à reputação, ou intimidação, ao sugerir uma ação legal para ganhar um argumento ou forçar alguém a se comportar da maneira que você deseja.
  • Incentivar o dano aos outros: Isto inclui encorajar alguém a cometer danos pessoais ou suicídio, assim como encorajar alguém a conduzir ataques violentos a terceiros.
  • Divulgação de dados pessoais: compartilhamento de informações particulares de outros colaboradores, tais como nome, local de trabalho, endereço físico ou e-mail sem seu consentimento explícito, seja no projeto ou em outro lugar, ou compartilhando informações relativas à sua atividade fora dos projetos.
  • Perseguir: seguir uma pessoa através do(s) projeto(s) e criticar repetidamente seu trabalho principalmente com a intenção de aborrecê-lo(a) ou desencorajá-lo(a).
  • Manipulação psicológica: Maliciosamente fazer com que alguém duvide de suas próprias percepções, sentidos ou compreensão com o objetivo de ganhar uma discussão ou forçar alguém a se comportar da maneira que você deseja.
  • Trolagem: Interferir deliberadamente em conversas ou publicar conteúdos de má-fé para provocar alguém intencionalmente.

O abuso ocorre quando alguém em uma posição real ou percebida de poder, privilégio ou influência se envolve em comportamento desrespeitoso, cruel e/ou violento contra outra(s) pessoa(s). Ele pode tomar a forma de abuso verbal ou psicológico e pode se sobrepor com o assédio.

  • Assédio sexual: Atenção sexual ou avanços de qualquer tipo em relação a outras pessoas onde a pessoa sabe ou deveria razoavelmente saber que a atenção não é bem-vinda ou em situações onde o consentimento não pode ser comunicado.
  • Abuso de função: uso indevido de autoridade, conhecimento ou recursos à disposição dos contribuintes do(s) projeto(s), funcionários e pessoal da Fundação Wikimedia ou afiliados, para intimidar ou ameaçar outros.
  • Abuso de senioridade e conexões: Usar a posição e a reputação de alguém para intimidar os outros. Esperamos que as pessoas com experiência e conexões significativas se comportem com cuidado especial, pois comentários hostis podem causar uma reação negativa não intencional. Pessoas com autoridade comunitária têm um privilégio particular de serem vistas como confiáveis e não devem abusar disso para atacar outros que discordam delas.

Além de espaços de discussão, não é aceitável alguns comportamentos em páginas de outros domínios. Isto inclui mas não está limitado a:

  • A repetida remoção arbitrária ou desmotivada de qualquer conteúdo sem discussão ou explicação apropriada;
  • Manipulação sistemática do conteúdo para favorecer interpretações específicas de fatos ou pontos de vista;
  • Discurso de ódio sob qualquer forma ou linguagem discriminatória que vise difamar, humilhar, incitar ao ódio contra indivíduos ou grupos com base em quem eles são ou em suas crenças pessoais;
  • O uso de símbolos, imagens, categorias, tags ou outros tipos de conteúdo que são intimidantes ou prejudiciais a outras pessoas fora do contexto do uso enciclopédico, informativo. Isto inclui a imposição de esquemas sobre conteúdos destinados a marginalizar ou ostracizar.

O utilizador que descumprir esta política deve ser notificado sobre sua conduta. Após reincidência deve ser bloqueado por tempo indeterminado.

Nota