Wikinotícias:Esplanada/Arquivo/2009/Julho

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

2005: fevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosetembrooutubronovembrodezembro
2006: janeirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosetembrooutubronovembrodezembro
2007: janeirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosetembrooutubronovembrodezembro
2008: janeirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosetembrooutubronovembrodezembro
2009: janeirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosetembrooutubronovembrodezembro

Esta página é um arquivo, por favor não altere qualquer conteúdo nesta página, a não ser para adicionar discussões encerradas ao arquivo.
Para continuar uma discussão aqui arquivada o faça em uma das três sub-seções da Esplanada.
Emblem-nowrite-2.svg Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um Administrador. Ela será desprotegida por sete dias, e se dentro desse prazo ela não for editada, ela será protegida novamente ou até antes do término do prazo. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.

Mudanças podem ser discutidas na página de discussão.


Índice

Anúncios

Eleições para a Board of Trustees da Wikimedia Foundation

Serão realizadas entre 28 de julho e 10 de agosto de 2009 as Eleições para a Board of Trustees de 2009. Serão eleitos três candidatos para um mandato de dois anos, que terminará em 2011. Estamos precisando de tradutores, principalmente na página de candidaturas em português e em português do Brasil. As candidaturas serão aceitas até 20 de julho, impreterivelmente. Demais informações poderão ser encontradas aqui. Alex Pereirafalaê 19h50min de 9 de julho de 2009 (UTC)

Pedido de administração

Foi aberto o pedido de administração da usuária GabrielaM. Alex Pereirafalaê 15h17min de 13 de julho de 2009 (UTC)

Bloqueio

Venho anunciar o bloqueio da usuária GabrielaM (disc.contrib.edições), por inserção de VDA. Segundo nossas políticas, ela seria passível de banimento deste projeto. Por entender que não seria uma atitude democrática, gostaria de ouvir a comunidade sobre o eventual banimento da usuária, por inserção constante de VDA. Alex Pereirafalaê 19h23min de 13 de julho de 2009 (UTC)

Na minha opinião, deixe a usuária editar por uma semana após o bloqueio. Se ela inserir VDA, banimento imediato. RmSilva pode falar! 02h42min de 18 de julho de 2009 (UTC)

Vandalismos

Fomos, agora há pouco, vítimas de um ataque feito pelo IP 201.4.193.21 (disc.contrib.edições), devidamente bloqueado pelo Steward Erwin (disc.contrib.edições). Dada a urgência do que aconteceu, ele mesmo acabou por deletar os vandalismos, dirigidos diretamente a mim e à GabrielaM. Pelas verificações que já andei fazendo, sei quem é o usuário responsável pelos ataques e, estarei informando ao provedor deste usuário sobre o ocorrido, pedindo que seja bloqueado seu acesso ao nosso projeto. Alex Pereirafalaê 19h31min de 20 de julho de 2009 (UTC)

Alex, como assim vandalismos e ataques contra mim? GabrielaM 22h26min de 20 de julho de 2009 (UTC)

Melhor nem saber o que o IP falou a vc... Mas garanto, não foi nada agradável... Alex Pereirafalaê 23h26min de 20 de julho de 2009 (UTC)
Citação: Alex escreveu: «Pelas verificações que já andei fazendo, sei quem é o usuário responsável pelos ataques e, estarei informando ao provedor deste usuário sobre o ocorrido, pedindo que seja bloqueado seu acesso ao nosso projeto.»

Se você sabe, me conta. Mas acho, se ficar perseguindo aos vândalos não vai dar nada. Acho que sei do que está falando na última mensagem. GabrielaM 23h54min de 20 de julho de 2009 (UTC)

Não posso contar, isso fere a Política de Privacidade. E, minha função primordial aqui é caçar vândalos (em todos os projetos, por isso fui eleito Steward), e o Erwin fez o que também faria. Isso acontece em qualquer projeto, o negócio é tocar em frente e trazer notícias... Alex Pereirafalaê 14h19min de 21 de julho de 2009 (UTC)
Sofremos novo ataque. O IP vândalo é similar com o IP que atacou antes e é muito similar ao de um usuário daqui. Caso essa mesma gama de IPs volte a vandalizar, o usuário será banido deste projeto. Noutros momentos, já o teria sido... Este é um aviso. E já digo que vou buscar, em outros projetos, dados para me subsidiar sobre isso... E não direi nomes, não por ora. Alex Pereirafalaê 00h50min de 23 de julho de 2009 (UTC)

Wikinotícias em tâmil é ameaçado de fechar

Movido para: Wikinotícias:Esplanada/propostas#Wikinotícias em tâmil é ameaçado de fechar

Eleições presidenciais na Guiné-Bissau em 2009

Por favor, publiquem eleições Presidenciais na Guiné-Bissau que está a acontecer no dia 26 de julho, pois está bem perto da data. 201.4.193.211 02h43min de 23 de julho de 2009 (UTC)

Eleições legislativas portuguesas de 2009

Não esquecem das Eleição Legislativa em Portugal, que vai acontecer em 27 de setembro. Não esqueçam-se, gente. 201.4.193.211 02h48min de 23 de julho de 2009 (UTC)

Esqueceu de logar-se? Alex Pereirafalaê 11h07min de 23 de julho de 2009 (UTC)

Geral

Administradora

Como eu procedo para ser uma administradora? GabrielaM 01h03min de 10 de julho de 2009 (UTC)

Abra uma votação. Veja em Wikinotícias:Pedidos de administração. Alex Pereirafalaê 11h07min de 10 de julho de 2009 (UTC)

20minutos.es

Achei outro site em que tem a marca do CC (Creative Commons), que é o 20 Minutos (www.20minutos.es). Porém é em espanhol da Espanha. Aliás já até publiquei nesta WN (Wikinotícias) há um tempo atrás. Será que é algum impedimento para isso, pra vocês ou estou enganada? Peço opinião de vocês. GabrielaM 02h16min de 13 de julho de 2009 (UTC)

Se a licença é compatível, nada demais, desde que a tradução seja sua (e bem feita). Alex Pereirafalaê 11h15min de 13 de julho de 2009 (UTC)
Agora seria interessante criar as predefinições adequadas, como as que tem a {{Agência Brasil}}. RmSilva pode falar! 16h18min de 13 de julho de 2009 (UTC)

{{Haveyoursay}}

Gostaria de saber vocês acham de mover a predefinição {{Haveyoursay}} para {{Opine}} (Que atualmente é um redirecionamento). Mudar a predefinição para o português tornaria mais fácil para alguns usuários trabalharem com ela. RmSilva pode falar! 12h51min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Alex Pereirafalaê 13h39min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Yes check.svg Feito Como ninguém se opôs, movi a predefinição e alterei a predefinição nova notícia. Mantém-se o redirecionamento para não prejudicar as notícias anteriores. RmSilva pode falar! 02h39min de 18 de julho de 2009 (UTC)

Resolvi colocar uma imagem na predefinição, só para melhorar o visual das páginas. RmSilva pode falar! 00h44min de 19 de julho de 2009 (UTC)

Manuel Carrascalão

Esqueceram dar notícia de falecimento de Manuel Carrascalão. Na Wikipédia é citada. Por favor citem. 201.4.193.129 00h32min de 16 de julho de 2009 (UTC)

Michael Jackson

Estão esquecendo notícias sobre o Michael Jackson. Por favor publiquem. 201.4.193.129 01h24min de 16 de julho de 2009 (UTC)

Wikinotícias:Melhores notícias

Quando vai acabar essa votação? RmSilva pode falar! 15h50min de 22 de julho de 2009 (UTC)

Se não se opuserem, fecharei a votação em 1 de agosto de 2009. Alex Pereirafalaê 18h39min de 22 de julho de 2009 (UTC)

Gripe A

Porque nós não seguimos a recomendação da OMS e passamos a designar a {{Gripe Suína}} como {{Gripe A}}? Além do termo nas notícias passar a ser escrito de outra forma, movemos a predefinição {{Gripe Suína}} para {{Gripe A}} e a Categoria:Surto de gripe suína em 2009 para Categoria:Surto de gripe A em 2009! RmSilva pode falar! 21h10min de 22 de julho de 2009 (UTC)

Propostas

Mudanças nas políticas

Venho aqui propor um início de discussão sobre mudanças em alguns pontos nas políticas. Não são mudanças drásticas as que eu proponho, mas pequenas mudanças que eu acho que melhorariam o projeto.

Mudanças

O primeiro ponto que eu acho que podia ser melhorado é quanto ao bloqueio de usuários que violam direitos autorais. O texto atual é o seguinte:

  • "em caso de violação de direitos autorais, o usuário "deverá ser advertido, e em caso de reincidência, bloqueado por 1 dia. Caso volte a publicar 2 reincidências (ou menos) em uma semana (ou menos) será bloqueado indefinidamente, lembrando que deverá ser advertido a cada reincidência"

Eu acharia mais adequado mudar para esse:

  • "em caso de violação de direitos autorais, o usuário "deverá ser advertido, e em caso de reincidência, bloqueado por 1 dia. Caso volte a publicar 2 reincidências (ou menos) em uma semana (ou menos) será bloqueado por uma semana. caso volte a publicar 3 reincidências (ou menos) em uma semana (ou menos) será bloqueado indefinidamente, lembrando que deverá ser advertido a cada reincidência"

Acho o bloqueio indefinido após duas reincidências uma medida precipitada. O mais adequado seria bloqueá-lo por uma semana e, caso ele insista nas VDA, bloqueio indefinido. RmSilva pode falar! 21h36min de 1 de julho de 2009 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a proposta do Richard. Vitorbraziledit msg-contrib. 22h20min de 1 de julho de 2009 (UTC)
Não entendi direito o "Caso volte a publicar 2 reincidências". Seria segunda reincidência, ou seria duas reincidências ? E esse "em uma semana" é a partir do aviso/bloqueio anterior, ou entre um vda e outro ?
Resumindo : se o usuário fizer apenas 1 vda a cada 2 semanas ele não estará fazendo 2 reincidencias em uma semana (ou menos) e nunca será bloqueado por tempo maior que 1 dia, isso ?
Está precisando de uma reformulação esse texto.
Toda mudança na política precisa necessariamente passar por votação ? Mesmo que todos os usuários ativos no momento (em 1 mes) concordem com a mudança ?
Rjclaudio msg 02h24min de 2 de julho de 2009 (UTC)
Symbol oppose vote.svg Discordo da proposta. Não acho precipitado, e atualmente, os administradores tem usado do bom senso. Tivemos casos recentes que seriam passíveis de banimento, e nem por isso essa medida foi tomada. Entretanto, tem gente que acha que fazer notícias aqui é copiar o texto da web, trocar algumas palavras de ordem, outras por sinônimos e pronto. Acho que da forma como está, em nada atrapalha o projeto. Espero que não estejamos com a mania da Wikipédia de se querer mexer em tudo, mesmo que não precise. Alex Pereirafalaê 11h24min de 2 de julho de 2009 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com o Alex. Enquanto não tiver casos específicos em que o bloqueio foi mau feito ou suscitou dúvidas, não vejo problema em confiar aos adms essa responsabilidade. Afinal elegemos eles pelo bom-senso que têm (espero que tenha sido por isso). Ainda não acho necessário ter mts regras rígidas. Rjclaudio msg 12h45min de 2 de julho de 2009 (UTC)

Reavaliando: Symbol support vote.svg Concordo com o Alex. Caso o Richard ainda ache que precisa de mudança, que ele apresente as novas medidas a serem tomadas para análise. Vitorbraziledit msg-contrib. 14h56min de 2 de julho de 2009 (UTC)
vocês me convenceram. Acho que não precisa de mudanças por ora. Mas qualquer ideia colocarei aqui. RmSilva pode falar! 02h57min de 4 de julho de 2009 (UTC)
Penso sinceramente que seja desnecessário uma mudança, pois os usuários que geralmente vem editar aqui já são conhecedores das políticas da Wikimedia e portanto não precisam ficar sendo avisados inúmeras vezes como na Wikipédia que tem um enorme volume de novatos. Cumprimentos Sir Lestaty discuţie 18h34min de 4 de julho de 2009 (UTC)
PS: Bots de Interwiki e Semibots de acordo com a pequena análise que fiz não estão tanto em falta nada que em três dias rodando os meus bots não coloque as coisas no lugar. :D
Então por que você não roda os seus bots? Vitorbraziledit msg-contrib. 20h21min de 4 de julho de 2009 (UTC)
Estou retornando aos poucos... estou realmente sem nenhum tempo. Comecei rodando o bot que arquiva na Wikipédia... os outros ainda preciso atualizar a versão deles entre outras coisas... o que me toma um tempo que realmente não tenho... mais a agenda está sendo liberada aos poucos o que em breve fará com que eu volte a rodar eles. Wink.pngSir Lestaty discuţie 20h44min de 4 de julho de 2009 (UTC)
Os conteúdos desse tópico haviam sido já votados e exibidos na respectiva página de política oficial. Mas é sempre importante debater sobre quais mudanças podem ser feitas. Nesse caso, não é necessário porque aqui no Wikinotícias não tem muita conversa com usuários que fazem esse tipo de vandalismo. Symbol support vote.svg Concordo com o Alex. ArmagedonDiscussão 12h43min de 6 de julho de 2009 (UTC)

Wikinotícias em tâmil é ameaçado de fechar

Movido de: Wikinotícias:Esplanada/anúncios#Wikinotícias em tâmil é ameaçado de fechar

A notícia é ótima. O que acham? Deveria ser traduzida? GabrielaM 00h07min de 21 de julho de 2009 (UTC)

Editores de prensa

Venho propor aqui a inclusão de um novo grupo de usuários no Wikinotícias Lusófono: Os editores de prensa (tradução literal do espanhol: Editores de imprensa). No Wikinotícias "hispanófona", editores de prensa são usuários que podem editar páginas protegidas. Todos os administradores e robôs são editores de prensa, e outros usuários podem tornar-se mediante uma solicitação à burocratas.

Os requisitos mínimos no "hispanófono" para se tornar um editor de prensa são:

  • Ter mais de 2 meses no projeto.
  • Ter publicado pelo menos cinco notícias.
  • Ter mais de 100 edições totais.
  • Não contar com bloqueios no projeto.

Acho que seria uma boa ideia inserir esse grupo no lusófono, só que com alterações nos requisitos mínimos:

  • Ter mais de 6 meses no projeto
  • Ter publicado mais de 100 notícias
  • Ter mais de 1000 edições totais
  • Não ter registos de bloqueios nos últimos seis meses
O que acham da ideia? RmSilva pode falar! 21h01min de 23 de julho de 2009 (UTC)

Já vi isto na WN-es, porém propor mais de mil edições totais e bloqueio de seis meses, Symbol oppose vote.svg Discordo. Gostaria ser 300 edições e não ter sido bloqueado nos últimos dois meses, por ser poucos usuários (3 ativa), eu Symbol support vote.svg Concordo. GabrielaM 23h52min de 23 de julho de 2009 (UTC)

Gabriela, pelo visto você concorda com a inclusão desse grupo. Acho melhor que os usuários decidam primeiro se deve ser criado esse grupo, e depois discutimos quais devem ser os requisitos mínimos e mesmo o nome. RmSilva pode falar! 00h15min de 24 de julho de 2009 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Discordo. Se quer editar uma página protegida, torne-se um administrador. Lá, eles tem mais de 15 usuários ativos, portanto, necessário ter a figura do editor de imprensa (não se esqueçam que não dá rpa copiar certas coisas deles, na Wikipédia deles os administradores são automaticamente burocratas, p.e.). No nosso caso, somos poucos, entretanto, produzimos mais que eles. Além do mais, para que editar páginas arquivadas? O que temos é um amontoado de páginas de 2007 sem arquivar, isso sim... Alex Pereirafalaê 11h19min de 24 de julho de 2009 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentários

Citação: Alex escreveu: «Além do mais, para que editar páginas arquivadas?»

Acho que essa ferramenta seria útil para quando algum usuário não-administrador se "deparasse" com algum erro em alguma página protegida não precisar pedir em WN:PA, mas, realmente, como você disse, somos poucos usuários ativos (nos últimos dias apenas eu, você e a GabrielaM) e isso não compensaria aqui. Symbol support vote.svg Concordo contigo. RmSilva pode falar! 12h46min de 24 de julho de 2009 (UTC)

Por mim seria mais fácil tirar os requisitos "numerados" de cada cargo. Editores com 1000 edições podem ter trocado uma vírgula de lugar enquanto outros com 50 podem ter criado 50 enormes artigos, de qualidade e sem serem VDA. O mesmo vale para o tempo de entrada.
Obrigado, ⇨HotWiki/ 22h49min de 25 de julho de 2009 (UTC)

{{Haveyoursay}}

A pouco tempo eu movi a predefinição acima para {{opine}} e corrigi a predefinição {{Nova notícia}}. Mas vi que logo abaixo da caixa de edição tem uma série de ligações para predefinições, inclusive a acima. Gostaria que alguém trocasse a ligação para a nova ({{opine}}). RmSilva pode falar! 20h01min de 31 de julho de 2009 (UTC)

Página principal

Socilito que alterem a página principal, pois notícias como Irã e a Wikinotícias estão ultrapassadas. --GabrielaM 23h55min de 31 de julho de 2009 (UTC)