Wikinotícias:Esplanada/Arquivo/2008/Fevereiro
Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
2005: fevereiro • março • abril • maio • junho • julho • agosto • setembro • outubro • novembro • dezembro
2006: janeiro • fevereiro • março • abril • maio • junho • julho • agosto • setembro • outubro • novembro • dezembro
2007: janeiro • fevereiro • março • abril • maio • junho • julho • agosto • setembro • outubro • novembro • dezembro
2008: janeiro • fevereiro • março • abril • maio • junho • julho • agosto • setembro • outubro • novembro • dezembro
2009: janeiro • fevereiro • março • abril • maio • junho • julho • agosto • setembro • outubro • novembro • dezembro
Para continuar uma discussão aqui arquivada o faça em uma das três sub-seções da Esplanada.
| Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um Administrador. Ela será desprotegida por sete dias, e se dentro desse prazo ela não for editada, ela será protegida novamente ou até antes do término do prazo. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
Mudanças podem ser discutidas na página de discussão. |
Anúncios
Nova predefinição
Eu trouxe para a Wikinotícias a predefinição QuoteRight aqui> Predefinição:Quoted. Ela pode ser vista na minha página Usuário:R.R.S/quoted. Eu vou trazer a documentação depois, toda ajuda é bem-vinda. R.R.S 17h24min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Eu incluí a categoria que está lá para adiantar. Mas não há pressa quanto a documentação. Nós aguardamos!
ArmagedonDiscussão 21h52min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
Novidades no e para o Wikinews!!!!
Movido de: Wikinotícias:Esplanada/geral#Novidades no e para o Wikinews!!!!
É com muita alegria que trago para a comunidade uma novidade que não é tão nova assim, pois já existe na fr.wikinews e na en.wikinews bem acho que isso fala por si só:
- Deixo aqui então minha novidade para a apreciação da comunidade. Espero que gostem
Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 12h59min de 12 de fevereiro de 2008 (UTC)
ps: Caso não apareça nada (é dificil mais não impossível) basta refrescar a página, que fica ok, e lembro que ainda está em fase de teste (quase pronto) entao se aparecer algo errado é normal. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 13h06min de 12 de fevereiro de 2008 (UTC)
Apenas movido pois é um anúncio.
ArmagedonDiscussão 16h15min de 12 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Adorei!!! Eu vi ontem, esse "bixinho andando" pela página inicial do en.wikinews e ia até propor que colocassem ele aqui na página inicial!! mas o Sir Lestaty foi mais rápido!!! Ele dá uma cara "de jornal" a página inicial. Excelent! Gê msg 17h36min de 12 de fevereiro de 2008 (UTC)
Pronto o que precisava ser corrigido já foi e agora está tudo ok, pensei que teria que criar subpaginas para adicionar os códigos, mais vi que elas já existem no domínio da Wiki, portanto quando quiserem adicionar na PP fiquem a vontade
, entretanto lembro que agora os títulos das noticias devem ser reduzidos, além de sermos mais práticos seremos mais claros quanto ao conteúdo da notícia, pois assim evitamos que o título da notícia obrigue o ticker a criar uma segunda linha devido ao tamanho do título. Gessinguer idéias eu tenho aos montes, mais me falta tempo rs de por elas em prática, ainda mais nos últimos dias
, mais garanto que ainda pretendo trazer mais coisas legais pra cá
Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 09h31min de 13 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
Feito Está implementado. Alex Pereirafalaê 12h44min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
Novos administradores
Venho aqui anunciar que o Wikinotícias necessita urgentemente de mais administradores. Ao todo, somos 3 usuários que administram a Wiki apenas.
Necessitamos de usuários que se possibilitam ao cargo e que tenham certa experiência administrativa.
As vagas estão abertas, pois temos de reverter este quadro considerado lastimável, infelizmente.
Que a comunidade seja ajudada com está medida! ArmagedonDiscussão 16h42min de 12 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Mas vamos com calma, para não termos surpresas desagradáveis... Pelo menos, temos mais usuários nos ajudando. É isso aí... Alex Pereirafalaê 00h28min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
Iniciei a votação do usuário Sir Lestaty de Lioncourt que acredito estar preparado para o cargo. Creio que somente mais um, ativo como ele, possa ser suficiente. Vini 175»» 15h35min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Aproveitando o tema. Retirei as perguntas que havia por 2 motivos. O primeiro: elas eram redundantes, por exemplo, três perguntas eram sobre a mesma coisa. Segundo: não se discutiu nada, foi uma idéia arbitraria.
- Caso a maioria concorde que elas devam permanecer, volto com elas. Eu
Discordo. Vini 175»» 15h43min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
Eu não vejo problemas em responder, mais também
Discordo dessas perguntas, se alguem quiser saber algo sobre o candidato creio que o melhor seja fazer a pergunta. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 16h18min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Foi o que fiz. Alex Pereirafalaê 16h29min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
Concordo c/ a remoção das perguntas. Gostaria apenas de citar que quanto ao outro administrador além do Sir Lestaty, poderia ser o Vini 175, na minha opinião pelo menos. ArmagedonDiscussão 18h17min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Concordo com você, Armagedon. O Vini já tem experiência na wp, pode nos ser útil. Alex Pereirafalaê 18h22min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Também concordo quanto ao Vini ser sysop aqui também, quanto a experiência com as ferramentas eu possuo, não que eu seja administrador em algum projeto da Wikimedia, mais ja conheço e utilizo as ferramentas a nivel de steward em outro projeto. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 18h52min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Eu aceito que me nomeiem como "administrador de urgência", mas não pretendo ocupar o cargo "para sempre". Quando já tivermos usuários disponíveis e responsáveis para ocupá-lo, peço minha desnomeação. Se concordarem, me nomeiem que eu aceito. Obrigado pelos elogios desmerecidos, Vini 175»» 21h52min de 16 de fevereiro de 2008 (UTC).
*Brincadeirinha viu? —o comentário precedente não foi assinado por Gessinguer (discussão • contrib.)
E felizmente, temos mais dois usuários sysops aqui. Já atualizei no Meta. Alex Pereirafalaê 19h25min de 22 de fevereiro de 2008 (UTC)
Nova Predefinição
Eu criei uma nova predefinição para ultilizadores bloqueados em infinito, pois percebi que alguns ultilizadores estavam sendo bloqueados em infinito, mas a própria predefinição, tava dizendo que o bloqueio era temporário.
- Então fiz assim, pra ficar "igualzinho" a Wikipédia
{{Bloqueado|dias|motivo}} vão ser pra bloqueios temporários. Já para ultilizadores bloqueados em infinito, os administradores/burocratas devem ultilizar a predefinição: {{Bloqueado-Inf|motivo}} Gê msg 18h29min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- Eu vi, e gostei. Parabéns pelo trabalho. Alex Pereirafalaê 23h02min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
Obrigado. Gê msg 18h22min de 19 de fevereiro de 2008 (UTC)
Gente! criei mais uma predefinição, dessa vez pra comentários de baixo calão ou difamatórios. Para isso basta colocar {{Coment-In}} no lugar do comentário. Gê msg 19h59min de 21 de fevereiro de 2008 (UTC)
Moção de confiança
Venho anunciar aqui que iniciei uma votação de moção de confiança.
Peço a participação da comunidade que tem Direito ao Voto para votar. ArmagedonDiscussão 00h43min de 23 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Acho desnecessária, mas se você julga importante, votemos, pois. Vini 175»» 00h47min de 23 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Confiamos em você. Alex Pereirafalaê 20h32min de 23 de fevereiro de 2008 (UTC)
Wikimedia Brasil
Foi criada no Meta-Wiki, a poucos dias, um primeiro esboço de um local chapter brasileiro. Sugiro que comecem a ler pela m:Talk:Wikimedia Brasil e dêem suas opiniões. (o que é isso?). 555 20h53min de 28 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Reforço o convite do 555 para discutirmos lá a possibilidade de criação do Local chapter no Brasil. Alex Pereirafalaê 00h14min de 29 de fevereiro de 2008 (UTC)
Geral
Notícias criadas por bot com fontes com link errado
(nossa, nem imaginava q ia voltar aqui depois de 1 ano)
Estava vendo a página principal e vi várias notícias novas de hj. Achei estranho e fui verificar. Todas elas foram criadas pelo bot "Anastasiya-Dmitriev.Bot". Até aí td bem, pq não.
O problema é que as fontes de "todas" as notícias estão indo para "http://news.google.com.br/", que não apresenta notícia nenhuma, apenas uma página com várias notícias diversas.
Não teria como arrumar o bot ? Ou pelo menos fazer ele parar de criar notícias assim. Pq isso é criar notícias sem ter fontes. Rjclaudio 00h10min de 4 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Queria saber também se a notícia Sharapova atropela Peer na Federation Cup não é VDA, pq toda ela (td bem, é pequena, mas é toda ela) está no site O Globo Online. Rjclaudio 01h09min de 4 de fevereiro de 2008 (UTC)
Mudanças Recentes
Estava vendo as mudanças recentes, e queria saber por que as mensagens escritas pelo usuário Brunoy Anastasiya Seryozhenko não aparecem nas alterações.
Pegando como exemplo :
"15h37min Usuário Discussão:Abmac (2 alterações) . . (+1 236) . . (Histórico) [Rjclaudio (2×)] 15h37min (act; ult) . . (+460) . . Rjclaudio (Discussão | contribs) (→Desnomeação) 15h26min (act; ult) . . (+394) . . Rjclaudio (Discussão | contribs) (→Votação)"
Se olhar no histórico da página verão que entre minhas duas edições está a edição do usuário.
Isso é um erro do sistema ou é pra ser assim mesmo : não mostrar edições de adms em páginas de discussões de usuários ??
Rjclaudio msg 18h53min de 4 de fevereiro de 2008 (UTC)
- As mudanças recentes estão normais para mim; nunca vi esse tipo de problema, mas talvez seja algo do navegador ou do sistema. --Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 18h56min de 4 de fevereiro de 2008 (UTC)
Já intendi. Era pq estava configurado pra não mostrar as edições menores, e como vc sempre edita colocando como menor, não aparecia. Resolvido. Rjclaudio msg 21h51min de 4 de fevereiro de 2008 (UTC)
Nações Unidas
Estava olhando as categorias pedidas e encontrei isso: Categoria:Nações Unidas (com seis artigos), porém já existe Categoria:ONU. Como os artigos estão protegidos contra a edição eu venho pedir que um administrador faça as correções e o redirecionamento da categoria. R.R.S 01h02min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Acho que poderíamos pensar em desprotegê-las. Aliás, gostaria de saber por que elas são protegidas, afinal são um domínio como qualquer outro e a proteção para usuários comuns é um tanto exagerada. Proteja-se dos IPs. Para mim basta. Que acham os outros? Vini 175»» 01h08min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- É também concordo com isso, as vezes precisamos fazer algumas alterações mesmo que seja ortográfica e estão protegidas
acho que o bloqueio contra edições de ips nas notícias mais antigas já é suficiente. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 01h11min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- É também concordo com isso, as vezes precisamos fazer algumas alterações mesmo que seja ortográfica e estão protegidas
Concordo R.R.S 01h13min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
Então parece que a hipótese de se rever a proteção nas notícias antigas existe. Vamos, portanto, organizar uma votação aqui mesmo: Vini 175»» 01h26min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
1. Você concorda com a revisão do bloqueio aplicado às páginas antigas?
- Sim
- Vini 175»» 01h26min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 01h28min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- ArmagedonDiscussão 12h22min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Knight's Light 13h05min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Abmac 14h02min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Alex Pereirafalaê 23h03min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- --Carlosar @ 01h31min de 7 de fevereiro de 2008 (UTC)
Concordo - Desde que seja apenas para corrigir as categorias. Pode ser definida uma nova classe de usuário (uma espécie de "janitor"/faxineiro). O administrador desbloquearia automaticamente a página para cada pedido do janitor. Neste caso devem ser especificados os usuários dessa classe e a atribuição desses faxineiros (ex:corrigir categorias).
- Não
2. Caso o "Sim" no item 1 seja aceito, qual deve ser o bloqueio a estas páginas?
- Devem ser bloqueados a todos os usuários, exceto administradores.
- Devem ser bloqueadas somente a IPs.
- Vini 175»» 01h26min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 01h28min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Knight's Light 13h05min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Rjclaudio msg 14h35min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Alex Pereirafalaê 23h03min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- --Carlosar @ 01h31min de 7 de fevereiro de 2008 (UTC) - Eu diria que devem ser bloqueadas para todos usuários, inclusive administradores (como isso não é tecnicamente possível, os usuários devem fiscalizar e verificar se algum administrador está constantemente modificando a página sem um motivo claro.
- Não devem ser bloqueadas a nenhum tipo de usuário
- ArmagedonDiscussão 12h22min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Abmac 14h02min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- comentários
- única dificuldade que eu tenho é incomodar os administradores para gerenciar as categorias. será ótimo se conseguirmos resolver isto. alexandre, Abmac 14h06min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
VSTMS, eu só solicito dos administradores para inserir categoria em notícias antigas, inserir novas categorias em notícias antigas ou corrigir erros ortográficos. assim a liberação de notícias antigas seria ótimo. alexandre, Abmac 03h27min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC).
- Não sei se é o local mais correto para haver esta votação, mas se valer como prévia e para chegar ao consenso, penso ser válido. Alex Pereirafalaê 23h03min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- Essa questão de desbloqueio é delicada. Se liberar muito o risco que se corre é o projeto virar um clone da wikipédia e os artigos perderiam sua condição de retrato de uma situação no tempo e no espaço. É importante não mexer no artigo, mesmo que o artigo seja ruim! Ademais, a quem irá interessar ter uma fonte de notícias que altera o teor da notícia constantemente? --Carlosar @ 01h31min de 7 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- Outra forma de evitar alteração nas categorias, seria definir um conjunto mínimo de categorias (ex:justiça,política e conflitos, etc) de forma a minimizar o erro. Daí, para criar uma melhor categorização das notícias, a gente cria uma página e coloca as notícias lá (Ex:Notícias sobre Nações Unidas), uma por uma. Essa página fica livre para edição para qualquer um. --Carlosar @ 01h31min de 7 de fevereiro de 2008 (UTC)
Concordo que o conteúdo das notícias permaneçam inalterados, meu objetivo ao iniciar este tópico foi apenas a manutenção nas categorias mesmo, sendo assim possível corrigir os mais de 270 artigos em categorias erradas e/ou "perdidas" como Categoria:Iraão, Categoria:18 de junho de 2006, Categoria:16 de junho de 2005, Categoria:15 de Image de 2006...R.R.S 01h59min de 7 de fevereiro de 2008 (UTC)
CheckUser em Brunoy
Venho aqui noticiar o caso do CheckUser que está a ocorrer na conta do Brunoy na Wikipédia. O que está sendo mostrado lá é que a conta do Brunoy era uma verdadeira confusão. A nossa comunidade deu o estatuto de administrador para um usuário sério vândalo? Pois lá no CheckUser está evidenciado o que foi feito.
Teremos de tomar alguma atitude drástica, apesar de ser contra qualquer movimentação, já que o usuário ajudou-nos em diversos pontos cruciais da reforma. Deixo aqui o lembrete. ArmagedonDiscussão 14h40min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Por conta de toda aquela bagunça acabei até tendo meu ip bloqueado em automático
(Lugusto não me chame de lol rs, já estou melhor ) Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 14h53min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Bem eu sou contra qualquer tipo de bloqueio preventivo, mais enfim como disse a PatricíaR o checkuser dele com certeza não vai ter resultados satisfatórios, tendo em vista que não houve edições com as contas e que no meio daquela bagunça houve mistura de ips, bem creio que de tudo isso, o Brunoy contribuiu bastante para o Wikinotícias, e não acredito (nem espero) que o mesmo pudesse vir aqui para vandalizar apenas por diversão ou vingança, por enquanto ainda pretendo crer nisso, mais se acharem necessário, esperemos que a comunidade manifeste isso, o que você pensa sobre isso Armagedom? Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 15h01min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
Vamos esperar por um resultado um pouco mais consistente. E nós não podemos misturar o que ele fez por lá com que fez aqui. O melhor, no momento, para mim, é esperar e observar. Somente isto. Vini 175»» 15h03min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Também prefiro esperar. Levando em conta as coisas boas q ele fez vale a pena dar mais uma chance. Rjclaudio msg 15h07min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
Concordo. Penso como estão pensando por aqui. Não devemos bloqueá-lo também porque, como mesmo disse, contribuiu bastante e seriamente na área "para a recepção" dos usuários novatos.
Fiz este tópico mais por preucação dos nossos atos que seriam feitos com o Brunoy, mas acredito que não acontecerá "nada" mesmo. ArmagedonDiscussão 16h18min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Eu não estou com muita vontade de falar isso por lá, mesmo porque o pedido parece que não vai para frente, mas seria possível constatar eventuais inocências do Brunoy apenas se o checkuser fosse feito também aqui, a fim de se confirmar os endereços IPs utilizados no dia por ele. (/me se sente usado: depois da guilhotinada, Lestaty não mais usou o IRC lol) 555 21h23min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- Olha que maldade
(/me Sir Lestaty está mais perdido que cego em tiroteio e ainda atazanando ao Armagedon de 5 em 5 minutos rsrs) Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 21h27min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Olha que maldade
Dúvida
Não sei se esse lugar é o mais apropriado para dúvidas, mas vamos lá... Como eu faço pra ultilizar o AutoWikiBrowser? Precisa passar por uma votação? Link pra download? È em português? Sds. Isnard Gessinguer 03h04min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Acho que aqui se aplicam as mesmas regras da Wikipédia: administradores ativos podem usar sem votação e os demais usuários, após votação. Eu tenho, mas nunca usei aqui, vou até tentar usar. É em português e o link para baixar você pode conseguir aqui. Ah, e você pode escolher a língua... Alex Pereirafalaê 18h51min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
- E aonde seria a votação?
Aqui na Wikinotícias? ou na Wikipédia? Isnard Gessinguer 22h16min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Deve ser aqui, eu acho, e você só terá o estatuto de uso do AWB aqui, se for votado... E testei, pode usar aqui... Alex Pereirafalaê 01h57min de 11 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Como eu faço uma votação? Não seria melhor em: Wikinotícias:Robôs/Pedidos de aprovação apesar de o AutoWiki não ser um robô? Isnard Gessinguer 14h56min de 11 de fevereiro de 2008 (UTC)
Notícias antigas
Eu estou fazendo um "especial" sobre a oferta de compra do Yahoo pela Microsoft, e em um dos sites q eu vi tinha um comentário sobre quais podem ser as consequencias dessa fusão.
Para fazer isso ele fez um retrospecto das 4 maiores fusões de companhias desta década. Queria fazer o mesmo. Claro q não vai dar pra escrever uma notícia completa sobre cada uma dessas fusões no próprio "especial", então pensei em apenas comentar e deixar um link para a notícia completa.
Minha dúdiva é : q data q eu coloco ?
A compra da empresa Mannesmann pelo Vodafone Group PLC por 183 bilhões de dólares foi realizada em 2000. A data q eu coloco na fonte da notícia vai ser a data q tem na matéria (desse mes). Mas qual data que eu coloco pra dizer de quando é a matéria, de hj, ou de 2000 ?
Se colocar de hj, vai parecer que é uma compra nova, e não é.
Rjclaudio msg 15h43min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Estava pensando em colocar no título algo como : "Retrospecto : Empresa X comprou a Empresa Y no ano de ZZZ". Me parece melhor, pq o título já diz que é antigo, e fala o ano. Rjclaudio msg 16h01min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
Texto em ingles no wikinews
Qnd vou começar uma notícia nova na parte de baixo tem ensinando como colocar a fonte. Bem, a predef de exemplo é uma predef antiga, e escrita em ingles. Seria bom atualizar fazendo a tradução disso. Rjclaudio msg 18h07min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
*{{source|url=http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/4577142.stm
|title=Las Vegas hosts digital nirvana
|author=Alf Hermida
|pub=BBC News Online
|date=January 3, 2006}}
Rjclaudio msg 18h07min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Estranho, para mim, aparece em português. Em que língua estão suas preferências? Alex Pereirafalaê 18h46min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
Tá "pt - portugues". Rjclaudio msg 20h08min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
Coloca o link da predef, com o histórico, que dou uma olhada. Vou ver se consigo resolver... Deve ser só fazer a tradução, imagino eu.Alex Pereirafalaê 01h58min de 11 de fevereiro de 2008 (UTC)- Você deve estar falando da predef source. Existe a predef fontes, que está em português. É isso? Alex Pereirafalaê 01h59min de 11 de fevereiro de 2008 (UTC)
é essa predef. Qnd eu faço uma edição qualquer, na parte abaixo dos botões de salvar e previsão aparece a predef Source. Ao invés dela poderia aparecer a predef Fontes.
Aparece:
- Predef Source
- Todos os artigos devem ter fontes, e isso pode ser feito usando essa predefinição (preferivelmente).
- Aparece a predef source
- "Por exemplo, se a fonte for BBC News Online, o título seria "Las Vegas hosts digital nirvana", o autor seria "Alf Hermida", e seria publicada em 3 de janeiro de 2006 e ficaria assim:"
- Predef Source
- "O que mostraria:"
Rjclaudio msg 14h20min de 11 de fevereiro de 2008 (UTC)
Novidades no e para o Wikinews!!!!
Movido para: Wikinotícias:Esplanada/anúncios#Novidades no e para o Wikinews!!!!
Predefinições
Eu gostaria de propor uma reforma no visual das predefinições, estou me referindo a padronizar mais as predefinições, nas questões de cores, formas, icones e etc. estava olhando essa página e vi que as predefinições são muitos diferentes uma das outras no quesito "visual". Não estou desmerecendo ou criticando ninguém que fez essas predefinições, só acho que gostaria de uma coisa mais formal, padronizada, etc. Não sei se estou falando asneiras aqui, mas gostaria de saber uma opnião da comunidade, antes de começar a editar (respondam logo, porquê eu ja tou louco pra fazer "história" aqui hehehe).
PS.: Eu já tentei mudar uma vez as predefinições da Wikipédia em algo mais padronizado, porém um usuário discordou e saiu desfazendo as minhas edições. Gê msg 19h31min de 12 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Por isso, essas alterações devem ser discutidas antes. Sou a favor de predefs mais formais e padronizadas. Nos mostre modelos, para que possamos apreciar... Acho que já seria um bom começo. Alex Pereirafalaê 00h29min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- "Tomei a liberdade" de ja ir editando algumas predefinições, gostaria de seguir este modelo na maioria das predefinições:
| Esta página encontra-se protegida. Mais detalhes na página de discussão |
| Esta página encontra-se semi-protegida, onde a edição de usuários anônimos/não registrados está desabilitada. Mais detalhes na página de discussão. |
| Caro editor, para evitar seu bloqueio no Wikinews, pedimos que pare de vandalizar as páginas do projeto. |
| Ficheiro:Crystal 128 fonts.png | Caro editor,
O seu contributo para o Wikinotícias é bem-vindo. O Wikinotícias em português é escrito e lido por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso devemos conviver com todas as variantes da língua e sermos tolerantes para com as diferenças ortográficas. Assim, não mude a ortografia da norma brasileira para a norma luso-africana (por exemplo, projeto para projecto; ótimo para óptimo, etc) nem o contrário, da norma luso-africana para a brasileira (por exemplo, facto para fato, sitio para site, etc). Claro que está à vontade para emendar erros ortográficos reais e que não derivem das diferenças entre normas estabelecidas da língua portuguesa. Obrigado pelo interesse demonstrado e boas contribuições! |
Caso não gostem, ou se quiserem sugerirem um novo modelo a ser seguido, cor, icones, etc.. é so gritar falar! Gê msg 01h35min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Gostei dos modelos apresentados. Penso que poderíamos ter uma predef para aqueles que cometem VDA, a exemplo do {{Cópia}} da wp. Que tal? Alex Pereirafalaê 15h40min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Vini, mas não tem a questão da próclise entre os portugueses? ou estou falando demasiada burrada?? (já escrevendo com um português) Gê msg 17h04min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Alex, na verdade já existe, a predefinição {{copyright}} para ser colocada na página da noticia e a predefiniçao {{Aviso-Copyright}}para colocar na discussão; mas apesar da segunda ter o nome: aviso-copyright, ela nem fala sobre copyright, vda ou direitos do autor e muito menos dá uma página explicativa ao usuário de como arrumar isso. Gê msg 17h15min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Acho melhor deixar a próclise, soa melhor. E é sobre o aviso {{Aviso-Copyright}} que me referia. Ele não tem nada a ver com o {{Cópia}}. Seria interessante unificá-los. Alex Pereirafalaê 17h28min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
Pronto! modifiquei a predefinição {{Aviso-Copyright}} e criei {{Copia}} como um redirecionamento. Ficou uma cópia descarada da predefinição da Wikipédia, mas tá mais bunitin que a de lá!
Gê msg 17h57min de 15 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Que eu saiba a próclise é o pronome anterior ao verbo, logo "se encontra" e ênclise "encontra-se". Afinal, para vocês, qual destas fica melhor? Vini 175»» 21h55min de 16 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Falaste grego!, vocês que decidem, pois
odeionão gosto de português e prefiro não me meter nesse assunto!
Gê msg 23h36min de 16 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Esquecendo os termos técnicos. Qual é melhor? se encontra ou encontra-se ? Vini 175»» 13h39min de 17 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Falei que não ia me meter, mas já me metir!
.. Eu acho melhor se encontra! Gê msg 22h25min de 17 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Vou falar igual a Anne. Querido, espero que o seu "faz favô" não tenha sido deboche (porquê ultimamente não estou escrevendo direito, e que estou detestando português e estou confundindo próclise com ênclise, e etc.). Já estou ficando cansado de ter que escrever corretamente a lingua portuguêsa em todo o canto, além do colégio
. Smack, smack (somente pras garotas!) Gê msg 01h24min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- Pra começar, no Wikinews não tem garotas (que eu saiba)! No mais, não foi um deboche, pode ficar tranqüilo. Se eu tivesse a intenção seria mais direto. Agora um conselho, escrever português corretamente é para todo lugar, não só na escola. O português é sua língua e você deve cuidar bem dela.
Além do mais, não é tão difícil assim... Vini 175»» 16h29min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Pra começar, no Wikinews não tem garotas (que eu saiba)! No mais, não foi um deboche, pode ficar tranqüilo. Se eu tivesse a intenção seria mais direto. Agora um conselho, escrever português corretamente é para todo lugar, não só na escola. O português é sua língua e você deve cuidar bem dela.
- Querido, eu tava falando igual a Anne! Por isso falei Smack, Smack (mas pras garotas!, se houvessem). Ainda bem que não foi um deboche, porquê eu ia ficar muito triste com essa atitude do meu ex-wiki-tutor
. Querido, só aqui estamos na World Wide Web, é claro que em uma noticia ou artigo vou escrever direito, mas acho que aqui ou numa conversa de msn, etc. não precisa ser tudo certo, ok? Smack, smack (pras garotas, se houver) Gê msg 18h25min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Espero que essa pequena "discussãozinha" não tenha abalado as estruturas de uma Wiki-Amizade!
Gê msg 18h27min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Olha o off-topic... Vamos focar... Alex Pereirafalaê 18h29min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Nem me liguei no off-topic. Ah! já mudei as predefinições!
Gê msg 18h59min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
LOL! Assim tá bom. Vini 175»» 19h56min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
Botão ignorar
Existia no alto um quadro invisível com as discussões em andamento. Eu cliquei em "ignorar" para ver o que acontecia, crendo que quando voltasse ele estaria lá novamente, mas não aconteceu, e ele sumiu. O que faço para ele voltar à minha página? SOCORRO! Vini 175»» 00h43min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Não entendi, bom sei que não estás a falar do toc.. aqui pelo menos não tenho ele hehe, aonde tinha isso Vini? Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 10h08min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- Fica no alto de todas as páginas. Lembram-se da votação da imagem do ano? É algo parecido, mas ficam escritas as discussões em andamento no Wikinews. Olhe um pouco para o alto da página. Haverá umas palavras escritas (sobre as discussões) e ao lado a opção [ignorar]. Olhe bem! Vini 175»» 16h26min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Putz nem me lembrei disso... bem pelo menos eu clico sempre em ignorar, mais ele aparece novamente quando faço login. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 16h28min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Depois fale se resolveu... Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 16h31min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- Não adiantou. Acho que fui ignorado para sempre. Hehe! Vini 175»» 16h31min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Tente limpar a cache, talvez funcione. Se não, não dá nada...hehehehehe Se mudar algo de verdade, avisamos você. =) Alex Pereirafalaê 16h55min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Não adiantou. Acho que fui ignorado para sempre. Hehe! Vini 175»» 16h31min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
-
- Isso limpe a cache, esqueci de falar
quando eu faço logout tem um programa no meu pc que limpa o cache. Senão a wikinews resolveu te ignorar
Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 17h00min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Isso limpe a cache, esqueci de falar
-
Alguém me ensina a limpar o cache!!! Hehe! Agora eu não apertei o botão ignorar, eu sou uma "ignorância" com alguns termos... Vini 175»» 17h01min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
Vou te ajudar pelo msn senão vamos ficar um ano nisso kkk Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 17h04min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Depois digam se deu certo... Alex Pereirafalaê 17h05min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
Pronto! Havia lixo em excesso no cache... Obrigado. Vini 175»» 17h09min de 18 de fevereiro de 2008 (UTC)
Projeto Reforma/Reformulação - Organização de conteúdo em páginas
Venho aqui discutir a possibilidade do maior impecilho para o nosso crescimento que é a organização dos conteúdos nas páginas de projeto.
Há algumas páginas que são simplesmente cópia da Wikipédia, devido à época, que era o lançamento do Wikinotícias em 2005.
Sugiro uma rediscusão dos conteúdos para assim podermos "acertar os pontos". O que me dizem? ArmagedonDiscussão 19h30min de 26 de fevereiro de 2008 (UTC)
concordo. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 19h37min de 26 de fevereiro de 2008 (UTC)
Concordo! mas vai ser trabalhoso! Gê msg 20h07min de 26 de fevereiro de 2008 (UTC)
Pau na máquina. Alex Pereirafalaê 22h34min de 26 de fevereiro de 2008 (UTC)
Propostas
Oficialização de política - Proteção de Páginas especiais
Venho aqui propor a oficialização de um tópico da política oficial de proteção, o qual diz sobre as páginas especiais. Como o próprio tópico diz, é uma proteção referente aos conteúdos oficiais do projeto, que incluem as políticas que seguimos e páginas de extrema importância.
Com está proposta, segue-se a votação a seguir, que deixa espaço para comentários, no qual pode-se propor alterações da política. ArmagedonDiscussão 00h47min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
- ArmagedonDiscussão 00h47min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 00h53min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)- Knight's Light 20h50min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
Rjclaudio msg 11h45min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Vini 175»» 13h52min de 7 de fevereiro de 2008 (UTC) Eu ainda não entendi a proposta...
- Abmac 17h17min de 8 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Comentários
- Gostaria que colocassem aqui o link para a página. Ainda não pude apreciá-la. Obrigado. Vini 175»» 00h58min de 6 de fevereiro de 2008 (UTC)
Que são, exatamente, páginas especias? Isto? Vini 175»» 00h07min de 7 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- O termo que citei "especial" seria referente às páginas de políticas oficiais, que seriam protegidas a nível de administrador para evitar qualquer tipo de vandalismo. São os principais afluentes desta página. Assim, a proteção serviria para proteger as páginas com as políticas oficiais e os seus afluentes. ArmagedonDiscussão 16h07min de 7 de fevereiro de 2008 (UTC)
Não consigo enxergar nenhuma proposta ali. Somente explica o que é a regra e do que ela trata, mas não o que ela institui. Espero não estar fazendo confusão, mas a redação está muito ruim. Vini 175»» 01h19min de 8 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Vini, dê mais uma olhada na regra. Eu alterei um pouco a redação. Se quiser, pode alterar a redação, fazendo a proposta aqui nesta votação. ArmagedonDiscussão 16h10min de 12 de fevereiro de 2008 (UTC)
Têm uma opinião sobre a notícia?
Por favor Alguém me tire aquele acento circunflexo desta pre-definição. Japf 13h53min de 8 de fevereiro de 2008 (UTC)
Já agora o ç em "começe uma notícia".Há que ter paciência!!!!!!Japf 15h11min de 8 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Corrigi o acento circunflexo. O "começe" deve ser corrigido por um administrador. R.R.S 15h51min de 8 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- O Brunoy tinha mania de "têm"... É preciso consertarem erros na página principal, mas só um administrador poderá fazê-lo. Está lá escrito "Ciência e tecnoligia" e "Saude" (sem acento). Vini 175»» 01h06min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
- O fiz. Arrumei a página principal. Se houver mais erros gramaticais, escrevam-me ou ao Armagedon ou Carlosar. Alex Pereirafalaê 19h09min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
RSS
Alguém daqui poderia criar um RSS para nós? Em inglês, eles tem um... E poderia nos dar mais visibilidade. Infelizmente, não tenho esses conhecimentos, mas se alguém tiver... Alex Pereirafalaê 19h10min de 9 de fevereiro de 2008 (UTC)
Página Principal - Proposta de adição de conteúdo ()
Está proposta já estava sendo testada pelo então usuário Brunoy e já teve uma tentativa anteriormente ([1]).
A proposta apenas depende de uma predefinição, a qual poderíamos chamar de Predefinição:Temperatura, e do aval da comunidade, sendo que ainda neste item deve estar incluído o lugar onde deve se localizar o mapa informativo na PP.
O que acham? ArmagedonDiscussão 23h00min de 24 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Ahhhh estragou minha surpresa! Armagedon malvado! Estou fazendo um projeto para a página principal, bem antes que pensem em fazer vou falar rs, sei que a página principal foi modificada a pouco tempo mais estou fazendo uma com tons mais claros e com menos "efeito revista" e "mais efeito jornal" nisso está incluido essa parte da temperatura, a informação dos altos e baixos das bolsas de valores a parte de foto notícia (que são fotos de acontecimentos que users capturaram, vou importar da en.w)e um quiz de notícias, creio que até o fim dessa semana terei terminado, assim aviso e a comunidade decide o que fazer. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 23h10min de 24 de fevereiro de 2008 (UTC)
rsrsrs... Sem problemas. Podemos fazer uma votação onde decidiremos pela nova mudança de layout. Acho que vai ser bom mais uma vez.
Lembro-me que o Brunoy apenas deu uma "modernizada" naquela antigo layout, dando um toque mais a favor de layout de revista. Mas vale mais a pena transformá-la em layout-jornal.
Não vamos estragar a surpresa por completo. Deixemos que veremos a nova PP mais para frente!
ArmagedonDiscussão 23h19min de 24 de fevereiro de 2008 (UTC)
Armagedon é mal
Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 23h22min de 24 de fevereiro de 2008 (UTC)
Armagedom bobo o aboborado não me põe medo, pois o pai do aboborado pela lógica é meu avô, já que a Belanidia é minha manhêê, olha eu pra você
rs. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 23h39min de 24 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Então, eu sou seu tio... Sasha 01h52min de 25 de fevereiro de 2008 (UTC)
-
- Deveríamos mudar esse topico para Teste de DNA, ou Grau de Parentesco rsrs , e você Armagedon seria meu primo? Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 02h34min de 25 de fevereiro de 2008 (UTC)
Pode ser... rsrsrs ArmagedonDiscussão 19h36min de 25 de fevereiro de 2008 (UTC)
Movimento de conteúdo de página - WN:PE
Venho aqui propor um movimento de página considerado importante, que a Wikinotícias:Pedidos de Eliminação. O que se deve fazer, na movimentação, é transferir todo conteúdo aproveitável para a página Wikinotícias:Páginas para eliminar.
O motivo desta movimentação de conteúdo é devido que a página que irá transferir o conteúdo está generalizando os pedidos de eliminação, os quais, na minha opinião, devem ser feitos em seus respectivos lugares. O que acham? ArmagedonDiscussão 23h08min de 28 de fevereiro de 2008 (UTC)
É o que ia começar a fazer para organizar melhor aquilo, que até agora não consegui entender aquela bagunça toda. Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 23h09min de 28 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Parte dessa bagunça considero que foi de minha responsabilidade, que na tentativa de melhorar, acabei por piorar a organização. A página deve ser reescrita para melhor entendimento.
- Os arquivos deverão ser mantidos, mas de cada respectivo tipo de eliminação. ArmagedonDiscussão 23h12min de 28 de fevereiro de 2008 (UTC)
- Ai ai ai primo rs, não falei bagunça no mal sentido
, é que demorei a entender aquilo rs mais considere que minha cabeça já esta meio
com os motores arriados rs, bem já que também concorda com isso vou continuar arrumando aquilo e azulando os links necessários, depois de um pulo na página de aprovação para bots pois um certo vampirinho nasceu ontem e resolveu corrigir todos os redirects duplos
, mais ainda essa semana ele vai corrigir mais coisas
Sir Lestaty de Lioncourt ✉ 23h16min de 28 de fevereiro de 2008 (UTC)
Melhores Notícias - O que fazer?
Venho aqui discutir uma proposta de mudança na política da votação de Melhores Notícias, a qual é confusa. Deve-se adotar certos critérios importantes, mas deixo isto para a comunidade decidir em conjunto. O que me dizem? ArmagedonDiscussão 23h17min de 28 de fevereiro de 2008 (UTC)