Wikinotícias em português alcança 4 mil notícias

Fonte: Wikinotícias
Logo da Wikinotícias em português.
Ficheiro: Copyright: Fundação Wikimedia.

21 de janeiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Wikinotícias, versão da Wikinews em língua portuguesa, alcançou ontem a marca de quatro mil notícias, com a notícia de Obama já é presidente dos Estados Unidos, publicada pela usuária GabrielaM, mais uma recém-wikijornalista.

Em 18 de abril do ano passado, a Wikinotícias chegou aos 3 mil, com a notícia dos Estudantes da Unifesp fazem protesto pedindo renúncia do reitor, escrito pelo usuário Sir Lestaty de Lioncourt.

As primeiras edições da Wikinotícias foram do usuário brasileiro Ikescs, com as notícias Terremoto de 6,9 graus alerta a Indonésia (às 17h43min UTC) e ONU é contra a clonagem humana (às 17h57min UTC). Segundo a página do usuário, afirma que mora na Santa Cruz do Sul, estado do Rio Grande do Sul, e deixou contribuir para a Wikinotícias editando pela última vez na página Wikinotícias:Eleições Presidenciais Brasileiras 2006, no dia 2 de outubro de 2006, conforme as contribuições dele.

Alguns meses depois, o usuário Carlosar, passou a contribuir praticamente sozinho, quase que diariamente, as notícias sobre os casos do "Mensalão", das "Sanguessugas" e do mundo, com ajuda de outros wikipedistas.

Depois da popularização da Wikinotícias, em 2006, muitos dos wiki-jornalistas, vindos da Wikipédia, deixaram o projeto, provocando queda de publicação dos artigos, chegando a ficar na 7ª posição, que foi ultrapassada pela Wikinotícias em versão espanhol no final de 2008, ficando na 8ª posição.

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.

Fontes