Wikinotícias em inglês entrevista a Diretora Exercutiva da Fundação Wikimedia, Sue Gardner, sobre blecaute da Wikipédia anglofônica

Fonte: Wikinotícias
Sue Gardner, diretora executiva da Wikimedia Foundation.
Imagem: Ralf Roletschek.
Preparações na Wikimedia Foundation pelo blecaute.
Imagem: Victor Grigas.

18 de janeiro de 2012

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Hoje, a versão da Wikipédia em inglês (ou anglofônica) participa na 24 horas de 'blecaute' para protestar contra duas propostas de leis anti-pirataria dos Estados Unidos, a Stop Online Piracy Act (Lei Pare com a Pirataria Online, em português) e a PROTECT IP Act (Lei de Proteção de Propriedade Intelectual, em português). O protesto espelhou em ações similares de outros sites, incluindo Reddit e Boing Boing. A Casa Branca declarou neste sábado que "não vai apoiar a legislação que reduz a liberdade de expressão, aumenta o risco de segurança cibernética, ou enfraquece a dinâmica, inovadora internet global".

No meio do blecaute da Wikipédia, a diretora executiva da Fundação Wikimedia Sue Gardner, respondeu a algumas questões colocadas pela Wikinews Tom Morris sobre a eficácia do plano de fundo e o blecaute.

Tom Morris Você acha que o blecaute vai ser realmente eficaz?

Sue Gardner Sim. Na minha opinião, o blecaute tem dois objetivos principais para aumentar a conscientização sobre os perigos da SOPA e PIPA, e para incentivar os leitores a contatar os seus representantes eleitos e dar suas opiniões. O primeiro já foi realizado: já existem mais de 4.000 histórias em Google Notícias sobre o blecaute, e foi um trending topic no Twitter quase que imediatamente. Então, nós sabemos que temos sido eficaz na sensibilização. O que continua a ser visto quantas pessoas entrará em contato com seus representantes eleitos.

TM O que você diria para as pessoas que decidiram deixar a comunidade de editores como resultado do blecaute?

Gardner Espero que ninguém pare a edição na Wikipédia por causa do blecaute. Eu assisti o processo decisório da comunidade se desdobrar na Wikipedia em inglês, e eu pensei que era uma boa. Primeiras pessoas começaram a falar sobre SOPA mais de um mês atrás. Jimmy começou a votação de palha em meados de dezembro. Mais de 1.800 wikipedistas anglofônicos de muitos países diferentes participaram da discussão nos últimos três dias. Como os administradores que fechou observou, este é de longe o maior número de sempre de participantes em uma discussão da comunidade sobre a Wikipédia em inglês e a esmagadora maioria deles apoiava ação. Então eu espero que qualquer um que se opõe ao blecaute também concordaria que o processo de tomada de decisão foi bom e seria, portanto, bom para aceitá-lo, embora com relutância.

TM Quanto planejamento técnico foi para o blecaute antes do consenso da comunidade for decidida na noite de segunda-feira?

Gardner Última quinta-feira Geoff Brigham [{{w:edição|Ed}}: assessoria jurídica da Wikimedia] engenharia pediram para fazer uma avaliação interna dos requisitos de implementação técnica, porque as discussões da comunidade em que ponto estavam sugerindo que provavelmente seria algum tipo de ação. Engenharia fez uma avaliação inicial com base no exemplo do apagão italiano, implicações para os motores de busca, etc, e depois um monte de trabalho aconteceu no fim de semana. A maior parte do desenvolvimento inicial e teste aconteceu em um sprint sobre dia de Martin Luther King, um feriado nos Estados Unidos, e do desenvolvimento, lançamento e ensaios finais de sprint aconteceu na terça-feira.

TM O fato de que isto está afetando somente a Wikipédia em inglês e não projetos irmã de outra linguagem preocupa os projetos da Fundação?

Gardner Não. O meu entendimento é que a Wikipédia em inglês é o único projeto e linguagem versão promulgar um blecaute, mas que os projetos e várias outras versões linguísticas estão colocando banners de apoio, com o Wkipedistas italianos fazendo um intersticial de cliques informativos. A Wikipedia alemão decidiu colocar banners antes mesmo de consenso foi alcançado na Wikipédia em inglês, e do Wikipedia em árabe, Wikipédia Commons em italiano e depois tomaram a mesma decisão. (Pode haver outros, que eu não sei sobre.) [Ed: A Wikipédia em português também postou banner de apoio.] Eu acho que está tudo bem: cada projeto e cada língua tem diferentes circunstâncias que argumentam para diferentes tipos de ação, ou para nenhuma ação. Não há resposta certa aquele que se adapta a todos.

TM Alguns disseram que a falta de participação dos opositores da SOPA no setor comercial (sites do tamanho do Twitter, Facebook, Google, etc) vai prejudicar a eficácia do apagão, essa é uma preocupação?

Gardner Não. Eu não acho que ninguém jamais esperava os grandes sites comerciais de blecaute: a maioria não estão em condições de participar em algo como isso, mesmo se quisessem. Por exemplo, eles poderiam ter que responder a acionistas, a participação pode custar-lhes receitas significativas, ou poderia quebrar acordos contratuais (como o compromisso de manter um certo nível de uptime, ou algum outro serviço de entrega). A maioria dos sites estão constrangidos por várias considerações comerciais: que torna a participação Wikipedia é particularmente poderosa e importante.

TM Dada tanto o desligamento do italiano e do blecaute do SOPA, é a Fundação vai vir para cima com uma política ou um conjunto de condições que limitam, quando esse tipo de coisa acontecer? Há uma abundância da comunidade que apóiam as ações SOPA, mas estão preocupados que isso irá estabelecer um precedente ruim.

Gardner Sim, eu me simpatizo com essas pessoas e até um certo ponto eu compartilho essa preocupação. O movimento Wikimedia não tem muita experiência com a advocacia, e provavelmente vai ter erros feitos. Neste momento a Wikimedia Foundation não tem planos para desenvolver protestos políticos que regem ou trabalho de advocacia. Mas, eu acho que provavelmente faz sentido para a Fundação para criar espaços para essas discussões para que as pessoas podem compartilhar o pensamento e conhecimento. Assim, por exemplo, podemos criar uma lista de discussão dedicada à advogacia/lobismo. E há alguns bons pensamentos começando a acontecer [na página de protestos em todo projeto no Meta].


Fontes