Versão da Wikinotícias em chinês é bloqueado na China

Fonte: Wikinotícias
Logo da Wikinotícias em chinês.
Ficheiro: Copyright: Fundação Wikimedia.

China • 16 de janeiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Wikinews (versão na língua inglesa da Wikinotícias) tem conhecimento desde o último sábado dia 10, de que o acesso aos chineses do site Wikinotícias em Chinês foi bloqueado na China. A Wikinews pôde ainda confirmar que a versão do site em Inglês ainda está disponível na China.

Usuários que utilizam o site de rede social Twitter haviam relatado que o site foi "bloque(ado) [sic] hoje pelo continente" chinês. Outros, escreveram para a Wikimedia Foundation, que afirmam também que a versão em chinês do Wikinews é bloqueado nas principais cidades chinesas, como Pequim.

O motivo pelo bloqueio ainda não é conhecido. Wikinews contatou o governo chinês para fazer a declaração, mas até agora não houve resposta.

O governo chinês já bloqueou a popular enciclopédia online Wikipédia, mas mais tarde, em julho de 2008, o governo começou a permitir aos utilizadores o acesso ao site durante as Olimpíadas de 2008. A versão chinesa da Wikipédia foi bloqueada novamente, em seguida, depois que os jogos acabaram.

Wikipedia anteriormente tinha sido bloqueada por mais de um ano, entre 2004 a 2005, voltou menos de um mês depois. Em novembro de 2006, o site foi desbloqueado. O governo chinês, em seguida, voltou a bloquear apenas um mês depois. O bloqueio foi uma tentativa de conter informações relativas a temas sensíveis na China, como o Tibete e Taiwan. O governo chinês tem uma política ativa de bloquear sites que consideram nocivos.

Fontes