Trump assina ordem para construção de muro na fronteira do México

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

25 de janeiro de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem executiva nesta quarta-feira (25) para dar início à construção de um muro ao longo da fronteira com o México, além de congelar recursos públicos para cidades que se negam a prender e a deportar imigrantes em situação irregular. As informações são da Agência France Presse.

Trump, em uma entrevista na quarta-feira com a ABC News, disse prevê que a construção do muro comece dentro de poucos meses. Os contribuintes dos EUA devem pagar os custos iniciais, embora Trump continue a afirmar que o México irá reembolsar o dinheiro através de meios não especificados.

"Haverá um pagamento, será em uma forma, talvez uma forma complicada", disse Trump, acrescentando que as negociações com o México começarão em breve. O presidente mexicano Enrique Peña Nieto, que insistiu em que seu país não pagará por um muro, vai se encontrar com Trump na Casa Branca na próxima semana.

Durante a campanha eleitoral, Trump fez promessas de apertar as políticas de imigração dos EUA, incluindo o fortalecimento da segurança nas fronteiras e a contenção do fluxo de refugiados. A promessa de construir um muro na fronteira com o México era uma das suas propostas mais populares com os seus eleitores, que frequentemente cantavam "construa essa parede" durante os seus comícios.

Fonte