Tony Blair vence a eleição no Reino Unido

Fonte: Wikinotícias

Às 21:00 UTC de ontem encerraram-se as eleições gerais no Reino Unido. A faltar poucos assentos a se definir, o Partido Trabalhista (Labour) conseguiu os 324 assentos necessários para formar a maioria da Casa dos Comuns (House of Commons), depois da contagem dos votos em Corby, às 03:28 UTC.

Tony Blair é o primeiro político do Partido Trabalhista eleito pela terceira vez consecutiva para o comando do governo do Reino Unido.

O Partido Conservador (Conservative Party) permanece como partido de oposição, e os Liberais Democratas (Liberal Democrats) ficam como o terceiro maior partido na Casa dos Comuns.

Tanto a vitória do Partido Trabalhista, como a maioria reduzida foram largamente previstos por pesquisas de opinião pública, antes da eleição. A pesquisa de opinião pública da BBC/ITV previu Tony Blair com uma maioria de 66 assentos, que é ainda a previsão para ser o resultado final. Os primeiros resultados da região nordeste tinham indicado uma oscilação maior em relação ao Partido Trabalhista, do que as pesquisas de opinião pública tinham sugerido, mas os resultados posteriores confirmaram a pesquisa.

De modo geral, não houve nenhuma grande oscilação de votos entre os partidos.


Fontes[editar | editar código-fonte]