Terremoto de 6,9 graus alerta a Indonésia

Fonte: Wikinotícias
O tsunami de dezembro de 2004 devastou Sumatra, na Indonésia

19 de fevereiro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um terremoto de 6,9 graus (escala Richter) atingiu a região de Sulawesi, na manhã de sábado (horário local), leste da Indonésia. O terremoto deixou em pânico as zonas litorâneas e os moradores refugiaram-se em locais altos para protegerem-se de um possível tsunami.

A possibilidade de outro tsunami deixou os moradores em alerta, já que Rachmat Triono, da Agência Meteorológica e Geofísica da Indonésia, disse que "um tsunami era uma situação possível".

O epicentro do terremoto foi 33 quilômetros abaixo do Mar Flores, 70 quilômetros a sudoeste da Ilha de Buton. Triono também disse que o abalo fez com que as águas subissem de três a quatro metros na Ilha de Buton, mas não se sabe se atingiu a ilha.

Não sabe-se quantas pessoas vivem na ilha, mas os moradores, principalmente mulheres e crianças, choravam ao refugiarem-se em um antigo palácio. Originalmente, o Geological Survey dos Estados Unidos da América mediu 6,5 graus.

A Agência Meteorológica e Geofísica da Indonésia disse que um terremoto nesta escala de 6,9 graus pode causar muitas mortes, destruição e inclusive tsunamis. O terremoto ocorreu às 8 horas da manhã do sábado (meia-noite UTC). Ainda não se sabe sobre as vítimas.

Referências