Tempestade Tropical Bilis deixa 178 mortos no sudeste da China

Fonte: Wikinotícias
Na Wikipédia há um artigo sobre Tempestade tropical.
Ficheiro de satélite da Tempestade Tropical Bilis tirada no último dia 11 (NOAA).

18 de julho de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O sudeste da China foi inundado por tempestades com chuva torrenciais depois que a forte Tempestade Tropical Bilis veio à terra, na última sexta-feira, 14 de julho. Estima-se que 178 pessoas morreram, mas esse número pode aumentar visto que tem muita gente desaparecida.

As inundações, com 10 metros de altura em algumas áreas, arrastaram 19100 casas, estradas foram danificadas, a rede elétrica foi destruída assim como aldeias e plantações. Três milhões de pessoas foram atingidas pela tempestade tropical que segundo a Xinhua, a agência de notícias estatal, pode acarretar prejuízos da ordem de três bilhões de iuans (375 milhões de dólares).

As províncias que mais foram atingidas e com maior número de mortes foram Fujian, Hunan e Guangdong. A tempestade teve maior impacto na atividade econômica em Zhejian, Jiangxi e nas províncias de Guangxi.

Pelo menos 92 pessoas morreram em Hunan, onde o nível da represa subiu até o limite. Em Leiyang o nível da água está 10 metros acima do normal desde sexta-feira (14).

Nas cidades de Hengyang e Chenzhou 40 mil pessoas ficaram ilhadas. Morreram 14 mineiros de carvão quando uma represa estourou, assolou a terra e inundou uma mina de carvão em Shenjiawan.

As inundações em Hunan também prejudicaram a estrada de ferro que liga Pequim a Guangzhou o que fez com que cerca de 5 mil passageiros ficassem presos na capital, Changsha. Dez mil funcionários foram enviados para consertar os trechos de trilho danificados.

Aproximadamente 33 pessoas morreram em Guangdong, uma área econômica importante perto de Hong Kong. Lechang ficou menos de três metros acima da água e 1663 presidiários tiveram de ser transferidos para outra cidade.

Foi divulgado que na província Fujian 43 pessoas morreram. As torrentes de lama mortais mataram 10 pessoas na cidade de Zhangzhou e outras 10 vítimas de uma segunda torrente de lama estão desaparecidas.

Fontes