TAP e Varig são envolvidas no escândalo brasileiro

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 4 de agosto de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O deputado brasileiro Roberto Jefferson falou nesta quinta-feira (4) para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga o escândalo de Compra de Votos, o chamado "mensalão". O deputado citou as empresas de aviação brasileira Varig e portuguesa TAP Portugal no escândalo de corrupção.

Ao ser questionado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB), o deputado Roberto Jefferson disse que o susposto esquema de corrupção de arrecadação de recursos financeiros ilegais para o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual supostamente participou o empresário brasileiro Marcos Valério, envolveu as empresas de aviação Varig e TAP. Segundo Roberto Jefferson:

As conversas passaram também por Varig e TAP. Isso eu sei porque me foi relatado nesse encontro em meados de março, quando foi ao meu escritório na sede do PTB o senhor Marcos Valério, com essa proposta dos recursos do IRB para renacionalização, re-estatização das linhas de distribuição de energia elétrica da empresa Eletronorte.

Roberto Jefferson declarou que Marcos Valério e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, fizeram várias e freqüentes viagens para Portugal. Jefferson disse: Era uma coisa freqüente - eu não sei se semanal, a expressão eu não posso usar - as viagens de Delúbio [Delúbio Soares, tesoureiro do PT], Marcos Valério e de Rogério Tolentino [advogado, sócio de Marcos Valério] à Lisboa.

Varig nega

Segundo o jornal brasileiro O Estado de São Paulo, o Presidente do Conselho de Administração da Varig, David Zylbersztajn, negou que o senhor Marcos Valério tenha intermediado as negociações entre a Varig e a TAP. Zylbersztajn disse: Não tenho absolutamente nenhuma idéia a esse respeito. A proposta da TAP chegou em maio e o Fernando Pinto sempre foi o nosso único interlocutor."

Segundo Zylbersztajn, ele assumiu a Presidência do Conselho em maio e por isso não poderia ter participado das supostas negociações com Valério, que de acordo com Roberto Jefferson, ocorreram em março.

Ver também

Fontes