Saltar para o conteúdo

Socialistas vencem as Legislativas de Portugal, mas não ficam com maioria absoluta

Fonte: Wikinotícias
Primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.

28 de setembro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro José Socrates foi o vitorioso das Eleições Legislativas em Portugal, ocorridas ontem (27). O Partido Socialista (PS) conquistou 96 cadeiras, o equivalente a 36,56% das cadeiras do parlamento. A rival de Sócrates na eleição, Manuela Ferreira Leite, líder do Partido Social-Democrata, de centro-direita, já havia admitido a derrota ainda na noite de ontem, já que seu partido conquistou 78 cadeiras. O CDS - Partido Popular conquistou 21 cadeiras, ficando acima das expectativas.

O povo votou e falou muito claramente. O Partido Socialista foi eleito novamente para governar Portugal

—José Socrates

Analistas dizem que socialistas e social-democratas precisarão cooperar sobre algumas questões, especialmente as finanças públicas e o orçamento para 2010. O Bloco de Esquerda não deverá fazer coalizão com os socialistas, já que conquistou apenas 16 cadeiras. Sócrates afirmou que continuará com sua política de cooperação com o presidente, Aníbal Cavaco Silva, conservador.

A relação com o presidente da República é uma relação institucional, e, pela minha parte e do futuro governo e deste governo, procederemos exatamente como sempre procedemos, com a vontade de uma cooperação institucional, que é isso que todos os portugueses estão à espera na relação entre o Governo e o presidente da República

—José Sócrates

Fontes