Senadora colombiana diz que Farc devem libertar reféns no domingo

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

29 de janeiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) devem libertar no próximo domingo (1º) seis reféns. O anúncio foi feito pela senadora colombiana Piedad Córdoba, que já auxiliou nas negociações para a libertação de outros reféns. Segundo ela, os seqüestrados são dois políticos locais e quatro membros das forças de segurança da Colômbia. As informações são da BBC Brasil.

“Eu já tenho as coordenadas, a operação está a caminho e a primeira liberação acontece no domingo, depois acontecerão três entregas sucessivas”, disse.

O governo brasileiro e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha estão envolvidos na coordenação da ação de resgate e no posterior transporte dos reféns. O Brasil prestará apoio logístico por meio de helicópteros.

De acordo com a embaixada brasileira em Bogotá, o apoio foi solicitado pela própria Cruz Vermelha e o embaixador deixou claro que qualquer ajuda só ocorreria com anuência expressa do governo de Álvaro Uribe – o que já ocorreu.

Em comunicado, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou que dialogou com alguns países da região sobre as capacidades e disponibilidades logísticas para a missão humanitária de resgate e que o Brasil foi considerado devido à proximidade geográfica e pelas facilidades de logística que poderá oferecer a esse processo.

Se confirmada, esta será a primeira entrega voluntária de reféns desde fevereiro de 2008, quando o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a um acordo com a guerrilha para a libertação de quatro seqüestrados.

Acredita-se que as Farc mantenham em seu poder 28 reféns políticos na tentativa de utilizá-los como moeda de troca na libertação de militantes presos pelo governo colombiano.

Fontes