Secretário do PTB disse que em Portugal Valério se reuniu com Horta para discutir ajuda a partidos

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 16 de agosto de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-secretário e tesoureiro informal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Emerson Palmieri, disse que viajou à Portugal na companhia do empresário brasileiro Marcos Valério para pedir ajuda financeira à Portugal Telecom. Ele disse ainda que Valério participou de uma reunião com o Presidente da empresa Miguel Antônio Igrejas Horta Costa.

Emerson Palmieri fez suas declarações durante depoimento, nesta terça-feira (16), para a Comissão Parlamentar de Inquérito da Compra de Votos, também conhecida como CPI do Mensalão.

O tesoureiro disse que viajou à Portugal em missão pelo PTB para arrecadar recursos junto à empresa portuguesa. Valério alegou em depoimento prestado para a CPI que Palmieri tinha viajado "a passeio" para "descansar". Palmieri disse que Valério viajou junto na condição de "emissário do Partido dos Trabalhadores (PT) na negociação". Ele afirmou que o encontro em Portugal com Horta foi arranjado pelo deputado José Dirceu (PT), na época ministro-chefe da Casa Civil.

Segundo Palmieri, na Portugal Telecom, Valério participou de uma reunião reservada de cerca de 40 minutos com o presidente da empresa: "Acompanhei Marcos Valério ao prédio da empresa, subi com ele até o último andar, mas ele impediu que eu participasse da reunião com o presidente da empresa, Miguel Antônio Igrejas Horta Costa." Palmieri alega que depois da reunião Valério teria dito que o problema financeiro do PT e do PTB seria resolvido no prazo de 20 dias, no Brasil.

Ao voltar ao Brasil, Palmieri relatou os acontecimentos ao então Presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson. Segundo Palmieri, Jefferson não gostou da reunião privada entre Marcos Valério e Miguel Horta Costa e disse: "Mais uma vez fomos enganados pelo PT".

Fontes