Revista Wired faz experimento de jornalismo participativo com Wikis

Fonte: Wikinotícias

11 de setembro de 2006

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No início de setembro de 2006 a popular revista Wired, especializada em tecnologia, resolveu fazer um experimento de jornalismo colaborativo utilizando um wiki. O repórter Ryan Singel começou uma matéria justamente a respeito do fenômeno dos wikis e disponibilizou o texto para edição num wiki.

A idéia do experimento era fazer com que os leitores interessados atuassem como redatores da revista, aperfeiçoando e organizando o material inicial. Os colaboradores foram incentivados a acrescentar conteúdo, depoimentos, links, a reescrever ou cortar trechos, ou então deixar comentários e sugestões para o repórter. Segundo a Wired (referência), o trabalho colaborativo teria uma licença livre Creative Commons e, se o experimento não se transformasse num desastre, em uma semana a matéria seria publicada.

Segundo Ryan Singel, no início as pessoas apenas acrescentaram mais textos e links, chamaram atenção para a existência de outros wikis além da Wikipédia, e algumas empresas especializadas em wikis deixaram links com propagandas. Um visitante não gostou de um depoimento atribuído a Ward Cunningham, o pai dos wikis. Com isso o repórter disponibilizou grande parte do conteúdo da entrevista realizada para que os leitores escolhessem uma nova citação para ele.

Outro voluntário indicou que a matéria precisava de mais informações sobre o uso de wikis nas escolas, recomendando que se entrevistasse uma especialista na área. O repórter tentou contato com ela por e-mail mas não foi bem sucedido. Mais tarde esta especialista, ao ler a matéria que estava sendo editada no wiki, ficou sabendo que estavam tentando entrevista-la, entrou em contato com o repórter da wired e acrescentou informações à matéria.

Outros visitantes questionaram a veracidade de algumas informações. Nos primeiros dias os voluntários praticamente apenas acrescentaram informações ao texto original, dobrando seu tamanho. Até que um usuário fez várias mudanças na estrutura do texto, reorganizou as informações e cortou vários parágrafos. Ao final do experimento foram contabilizadas 348 edições, 21 sugestões e o acréscimo de 30 links.

Para o repórter Ryan Singel, não há dúvidas de que o resultado final é mais preciso e representa melhor o uso dos wikis, porém não acha que ficou uma matéria melhor do que uma que fosse editada pela própria equipe da revista Wired. Para ele o texto perdeu o fluxo de narrativa normalmente adotado nas matérias da revista, e ficou mais parecido com um manual básico sobre wikis. Mas ele não quer dizer com isso que o experimento fracassou, foi comprovado que existem pessoas interessadas em melhorar matérias e notícias, e a Wired pretende continuar a fazer experimentos como este para envolver mais as comunidades interessadas nos assuntos abordados na revista.

Fontes