Rebeldes curdos matam em emboscada 16 soldados turcos

Fonte: Wikinotícias

21 de outubro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ficheiro da área onde ocorre o confronto: a fronteira entre a Turquia e o Iraque

Terroristas curdos mataram 16 e feriram 17 soldados turcos, em uma emboscada neste domingo no montanhoso sudoeste do país, disseram fontes de segurança. Forças turcas responderam ao assasinato matando 23 terroristas do PKK, o governo diz.

Confrontos eclodiram após um grande grupo de Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) composto por terroristas, se infiltraram a partir do norte do Iraque, os soldados atacaram pouco depois da meia noite de domingo, disse uma declaração sobre o pessoal geral do site na Internet.

A agência pró-curda de notícias, o Firat , com base nas notícias Bélgas, mais tarde disse que os terroristas também tomaram como reféns vários soldados turcos.

"Nossa raiva, nosso ódio é ótimo," O Primeiro - ministro turco Recep Tayyip Erdogan disse na televisão nacional. Ele disse que o governo iria realizar uma reunião de emergência, mais tarde no domingo e terá "uma abordagem que é calma, longe da agitação e com base no senso comum."

O exército turco casca na zona fronteiriça, em uma tentativa de impedir a fuga aos combatentes do norte do Iraque.

O PKK tem sido rotulada uma organização terrorista pela Turquia, a UE e os Estados Unidos.

Fontes

Ligação a um site em inglês *Talia Kayali. Dozens die as Turkey battles Kurdish terrorists — CNN, 21 de outubro de 2007  

Ligação a um site em inglês *Alertnet. Kurdish terrorists say killed 16 Turkish soldiers [inativa] — Reuters, 21 de outubro de 2007. Página visitada em 21 de outubro de 2007. Arquivada em 25 de outubro de 2007  

Ligação a um site em inglês *RTE. Turkey to hold talks after terrorist attack — RTE News, 21 de outubro de 2007