Realizadas eleições parlamentares na Botsuana

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

17 de outubro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os eleitores na Botsuana foram às urnas nessa sexta-feira para votar nas eleições parlamentaristas. O titular do Partido Democrata, no poder desde 1966, espera que seu partido vença a eleição.

Alguns eleitores deixaram as suas casas por volta das 4h00 (horário local) para estarem a tempo na abertura dos centros de votação duas horas depois, e votaram durante todo o dia.

Cerca de 700.000 pessoas estão habilitadas para votar. Joseph Gaie, professor de ética política na Universidade de Botsuana em Gaborone, disse à agência de notícias Voz da América que se espera uma importante participação.


Uma grande quantidade de gente, pessoas maiores que tomam isto como um dever, cada cinco anos têm que votar. Haverá jovens de 18 anos que votam pela primeira vez, pelo que estão muito emocionados por isso.

—Professor Gaie

A eleição tem ocorrido sem incidentes de viol~encia nos centros de votação, disseram funcionários. "Não temos recebido queixas de intimidação por parte de nenhum dos partidos políticos", disse o chefe da missão de observação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Francisco Madeira.

Esta eleição é o primeiro teste político para o presidente Ian Khama, já que chegou ao poder no ano passado. Os dois principais partidos de oposição, a Frente Nacional de Botsuana e o Partido do Congresso de Botsuana, estão esperando obterem um melhor resultado que nas eleições anteriores e têm manifestado que podem cooperar no Parlamento depois das eleiçõs.

Botsuana é uma democracia que tem experimentado um crescimento econômico constante nos 43 anos desde que obteve sua independência do Reino Unido. Esse crescimento se deve principalmente às exportações da indústria de diamantes do país, que sofreu enormemente durante a crise econômica mundial. O efeito líquido sobre o país foi uma recessão de 11.5% da economia durante o período que terminou no mês de junho.

Fontes