Raro tubarão-boca-grande é encontrado morto em Pio Duran, Filipinas

Fonte: Wikinotícias

31 de janeiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um tubarão-boca-grande foi encontrado morto nas Filipinas na quarta-feira. Houve apenas quinze avistamentos confirmados no país e cerca de 60 em todo o mundo.

Cabeça preservada de tubarão-boca-grande à mostra na Austrália.
Imagem: "saberwyn".

O macho de quinze pés (aproximadamente quatro metros e meio) foi encontrado após se enrolar com uma rede de pesca nas proximidades do bairro da Barangay Marigondon de Pio Duran, na província de Albay. Seu corpo foi envolto com gelo na pendência de uma necropsia. A causa da morte não estar imediatamente clara.

Moradores haviam apelidado o tubarão morto de 'banguela', em uma referência ao filme How to Train Your Dragon.[1] Na verdade, tubarão-boca-grande pode ter até cinquenta fileiras de dentes.

Tubarão-boca-grande pode chegar até 18 pés (aproximadamente cinco metros). O nome refere-se a sua grande cabeça e boca, usado para filtrar o plâncton e outras pequenas comidas no oceano. Ocasionalmente, a presa de outros tubarões e baleias, tubarão-boca-grande viveriam no Pacífico em torno de Taiwan, Filipinas e Japão com base na observação anteriores. Seu verdadeiro alcance e tamanho da população, porém, são desconhecida. O primeiro desses tubarões identificados foi descoberto acidentalmente pela Marinha dos EUA na costa do Havaí quando ele ficou preso em âncora de um navio. Pesquisadores teorizam uma faixa branca na cabeça do tubarão acende para atrair presas.

Notas

Fontes