Projetos de infraestrutura devem ser discutidos na Cúpula do G20

Fonte: Wikinotícias

Austrália • 7 de novembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Cúpula do G20, marcada para a próxima semana na Austrália com a participação dos chefes de Estado das 20 maiores economias mundiais, será uma oportunidade para o Brasil apresentar as medidas que vem adotando e que pretende implementar para contribuir com o crescimento mundial nos próximos anos. De acordo com o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey, temas que vêm sendo debatidos ao longo deste ano em outras instâncias, com representantes dos países, devem ter seus resultados apresentados no encontro, como infraestrutura, regulação financeira e tributação.

Os esforços do Brasil para a ampliação dos investimentos em infraestrutura devem ser um dos principais pontos a serem apresentados pela presidenta Dilma Rousseff, durante os dias 15 e 16 de novembro. A perspectiva é que haja avanços na criação de uma iniciativa global com o objetivo de sistematizar projetos de vários países e “vendê-los” a investidores do setor privado interessados.

“Há um esforço do G20 no sentido de desenvolver mecanismos de ajudar os investidores a encontrar projetos e vice-versa. Então vai ser lançada uma iniciativa global de infraestrutura, com vários concorrentes”, afirmou Cozendey nesta manhã a jornalistas, no Palácio do Planalto. Ele citou que a iniciativa poderá envolver a criação de um banco de dados de projetos acessível a investidores, de maneira que eles possam compará-los.

Para alavancar a iniciativa, o país-sede da cúpula está propondo a criação de um secretariado internacional no G20 para coordenar as diferentes instituições. O desenho final dessa instituição deve ser aprovado durante a cúpula. A expectativa é que ela atue de modo temporário, a princípio por quatro anos.

O Programa de Investimentos em Logística brasileiro, que conta com aporte de R$ 143 milhões em melhorias na estrutura de rodovias, ferrovias, aeroportos e na qualidade do transporte público de grandes capitais, deve ser mencionado pela presidenta como uma das ações que o país vem adotando para contribuir para o crescimento mundial nos próximos anos, ao lado de projetos na área da capacitação da mão de obra e do estímulo a pequenas e médias empresas.

Fontes